Conteúdo

Sistema de Transmissão e Monitoramento de Dados Dupline

A utilização do Sistema Dupline para realizar o monitoramento de dados em operações que utilizam dispositivos de automação e segurança, como botoeiras, chaves fim de curso, chaves de desalinhamento e chaves de emergência, tem possibilitado a otimização de processos produtivos e em atividades industriais que precisam de um interpretação e identificação de sinais com agilidade.

Pensando nisso, para complementar as linhas de soluções para segurança e automação, foi incorporado ao portfólio da Schmersal o Sistema de Transmissão e Monitoramento de Dados Dupline. Por meio dessa rede de comunicação, é possível realizar a transmissão e monitoramento de dados de vários sinais, digitais ou analógicos, ao longo de quilômetros, por meio de um único cabo de dois fios.

O Sistema de Transmissão e Monitoramento Dupline da Schmersal busca atender empresas que procuram por eficiência, otimização e segurança, principalmente nas operações de transporte e movimentação de materiais. Este sistema auxilia na transmissão de dados ao longo de dispositivos instalados para adequação de correias transportadoras que permite a identificação desses sinais de status de operação desses dispositivos com eficiência e rapidez otimizando assim os tempos de reparo e manutenção emergenciais.

Esta solução do portfólio Schmersal é recomendada para instalações com volume alto de chaves de automação e de segurança, como mineradoras e agronegócio, e outros setores da Indústria Pesada que buscam por uma solução prática de automação industrial para identificação de sinais de operação.

Aplicação para o Sistema de Transmissão e Monitoramento de dados Dupline Schmersal 

Utilizado como um sistema remoto de entradas e saídas E/S, o Sistema de Transmissão e Monitoramento Dupline cria um link entre dispositivos de campo como sensores, contatores, válvulas, botões etc., e um controlador central de monitoramento. Este pode ser um PLC, PC ou o Controlador Dupline.

Desta forma, o Sistema de Transmissão e Monitoramento Dupline também pode ser usado como um sistema simples de substituição de fios, em que os sinais são transmitidos ponto a ponto, sem envolver um controlador ou outra unidade inteligente. Além disso, os sinais captados do Sistema de Transmissão e Monitoramento Dupline podem ser transmitidos não apenas em fios de cobre, mas também em cabos de fibra ótica, via modem de rádio, em linhas telefônicas ou via Modem GSM.

É por isso que o Sistema de Transmissão e Monitoramento Dupline pode abranger diversas aplicações, como, por exemplo: automação predial, distribuição de água, gestão de energia, sistemas ferroviários, e, principalmente, pode ser utilizado em esteiras transportadoras ou instalações em plantas da Indústria Pesada.

Beneficios do Sistema de Transmissão e Monitoramento Dupline

Certificado pela TÜV Rheinland, o Sistema de Transmissão e Monitoramento Dupline conta com módulos de monitoramento de sinais de automação, utilizados apenas para identificar os sinais de comutação de chaves, como os dispositivos de detecção de desalinhamento de correias transportadoras; e módulos de monitoramento de sinais de segurança, que, além de identificar os sinais, monitoram produtos de segurança, como as chaves de emergência, sem a necessidade de um relé ou CLP adicional.

Além das chaves de emergência e das chaves de desalinhamento, as chaves fim de curso e botoeiras contam com o opcional de serem fornecidas com os módulos do Sistema de Transmissão e Monitoramento Dupline. Assim, recebem uma codificação e endereçamento por meio de um programador, que também pode ser conectado a qualquer ponto do barramento para fazer a leitura do status da condição para todos os sinais, o que facilita a identificação dos dispositivos quando acionados.

 

Características do Sistema de Transmissão e Monitoramento Dupline

  • É compatível com as soluções Schmersal e outros produtos do mercado;
  • Permite a transmissão de diversos sinais digitais ao longo de vários quilômetros, sendo capaz de identificar rapidamente o dispositivo que efetuar acionamento, reduzindo, portanto, custos com infraestrutura e manutenção;
  • Pode ser combinado com diversas redes de comunicação do mercado, para auxiliar na interpretação de dados e status de operação de dispositivos de automação ou segurança;
  • Pode ser utilizado em funções diversas de automação e segurança;
  • Fácil de instalar e de manusear;
  • Baixa interferência por ruídos, pois não precisa de cabos especiais e os seus dispositivos são alimentados pelo próprio barramento.

Confira as possibilidades de composição do Sistema de Transmissão e Monitoramento Dupline

Dupline Automação:

  • Gerador de canais;
  • Módulos de endereçamento (item já vai instalado no interior das chaves Schmersal; caso seja adquirido separadamente, deve considerar 1 por dispositivo);
  • Programador Automação (não é necessário adquirir 1 para cada projeto, pois o mesmo pode ser utilizado para diversas instalações);
  • Repetidor (se necessário) – Opcional, necessário caso a instalação ultrapasse 10 km.

Dupline Safe:

  • Gerador de canais;
  • Relé de segurança Dupline;
  • Módulos para endereçamento (item já vai instalado no interior das chaves Schmersal; caso seja adquirido separadamente, deve considerar 1 por dispositivo);
  • Programador Safe (não é necessário adquirir 1 para cada projeto, pois o mesmo pode ser utilizado para diversas instalações);
  • Divisão do circuito com 2 geradores de canais e 2 relés (se necessário) – Opcional, caso a instalação ultrapasse 5 km ou 63 dispositivos.

Quer saber mais? Assista ao nosso vídeo!

Confira o que a Coordenadora de Produtos da Linha Pesada Schmersal Jamile Zarif tem a compartilhar sobre o Sistema de Transmissão e Monitoramento Dupline.

 

Colunas de contexto