Conteúdo

Chave Rasgo de Esteira - Resistência em serviços pesados e ambientes agressivos - Schmersal

A Chave Rasgo Esteira TRC 461 da Schmersal é parte do portfólio da Linha Pesada que conta com soluções de automação de segurança para mineração e instalações agressivas. O Grupo Schmersal tem mais de seis décadas de experiência na indústria pesada e suas origens vem desse setor, o que reforça ainda mais o propósito de contribuir para um futuro mais seguro em atividades deste segmento. 

Com fabricação nacional, esta solução atende às necessidades cimenteiras, siderúrgicas, plantas extrativistas, portos, agroindústria, que buscam por soluções robustas e resistentes. Além disso, a solução é ideal para serviços pesados em ambientes agressivos e instalações com poeiras, umidade e grandes variações de temperatura.

A Chave Rasgo de Esteira TRC 461 é uma solução simples e mecânica, utilizada para proteção de correias transportadoras em processos de transporte e movimentação de materiais. Este dispositivo auxilia na detecção precoce de rasgos, fissuras, peso excessivo e falhas de emendas ao longo da esteira.

Os rasgos nas correias podem ser gerados por diversos materiais, como chapas de desgastes, materiais laminares, dentes de escavadeiras etc. Desta forma, Chave Rasgo de Esteira TRC 461 contribui não só com a redução de custos com o desperdício de materiais, como também com a redução do custo de manutenções no equipamento.

Além de otimizar o tempo de reparo e reduzir custos, ao adquirir a Chave Rasgo de Esteira TRC 461, você passa a contar com o atendimento e suporte técnico especializado em aplicações da indústria pesada.

Benefícios da Chave Rasgo de Esteira Schmersal

  • Extrema durabilidade em ambientes agressivos
  • Produto nacional 

Características técnicas da Chave Rasgo de Esteira TRC 461 Schmersal

 

  • Invólucro em alumínio, a Chave Rasgo de Esteira TRC 461 da Schmersal é ideal para instalação em ambientes agressivos e expostos ao tempo nas indústrias de mineração, portos e agroindústria, com temperatura de trabalho entre -30°C até 90°C. 
  • Com Grau de Proteção IP 67, a Chave Rasgo de Esteira TRC 461 pode ser utilizada para atender o item 4.2.5 referente a detectores de rasgo de correias da Norma ABNT NBR 13862, que trata sobre requisitos de segurança para projetos de transportadores contínuos.

Aplicações da Chave Rasgo de Esteira TRC 461

A instalação da Chave Rasgo de Esteira TRC 461 é recomendada próximo aos chutes de recebimento de material, raspadores, retorno dos tambores e todos os pontos críticos do transportador. Pois é na região após os chutes de carga, depois da alimentação do transportador, que reside a maior probabilidade de ocorrências de rasgos.

Outra recomendação é a utilização da Chave Rasgo de Esteira TRC 461 em pares, ou seja, duas chaves instaladas próximas e paralelas de modo que os cabos se cruzem em um ponto para garantir a detecção do rasgo ou peso excessivo sobre a lona. Além disso, o ideal é que o cabo de aço que está instalado de uma extremidade a outra fique posicionado de 50 mm a 60 mm da parte de baixo da lona, acompanhando a curvatura para evitar falsos alarmes.