As companhias vencedoras estão distribuídas em 14 estados brasileiros, com destaque para a região sudeste com 51 empresas premiadas, e possuem, em média, 50 anos de existência.
A adoção de práticas de saúde mental e bem-estar se manteve em alta, com 96% das empresas implementando essas ações.
“Essas iniciativas fortalecem o engajamento dos colaboradores, promovem maior permanência de talentos e contribuem diretamente para a eficiência operacional e a competitividade no mercado. Ao priorizar o bem-estar, a confiança e o sentimento de pertencimento, essas organizações comprovam que investir em um bom clima organizacional é não apenas uma escolha ética, mas também uma estratégia de negócios com impactos positivos de longo prazo”, diz Suellen Moreira, CMO do GPTW Brasil.
Outro ponto que chama a atenção entre as 105 empresas premiadas em 2024 é que, 57% se destacam por implementar programas de sustentabilidade robustos, refletindo um compromisso sólido com as práticas de ESG (Environmental, Social,and Governance). Na edição anterior, em 2023, esse percentual era de 49%. Além disso, vale destacar que 51 empresas premiadas são signatárias do Pacto Global da ONU.
O estudo mostra ainda que o modelo híbrido de trabalho, que combinava o trabalho presencial e remoto, passou de 79% em 2023 para 75% em 2024. Já a prática de redução de jornada teve um pequeno aumento nos dois anos analisados, diminuição de 26% em 2023 para 30% em 2024, indicando que essa iniciativa ainda é oferecida por uma parcela limitada das empresas.
A proporção de organizações que oferecem horário flexível aos colaboradores cresceu de 66% em 2023 para 70% em 2024, indicando uma tendência positiva em permitir maior autonomia aos funcionários. Por outro lado, a oferta de home office sofreu uma leve diminuição, de 85% em 2023 para 82% em 2024, o que pode refletir um ajuste nas políticas de trabalho remoto à medida que as empresas buscam equilibrar práticas presenciais e à distância. Esses dados ressaltam a contínua adaptação das empresas para atender às necessidades dos colaboradores enquanto ajustam suas estratégias de flexibilidade.
O estudo mostra ainda que as práticas das empresas quando funcionários têm filhos, 10% das Melhores Empresas Para Trabalhar oferecem licença maternidade acima de 120 dias exigidos pela lei. Para licença paternidade, o período exigido pela lei é de 5 dias, e 50% das empresas oferecem mais tempo do que isso.
Quanto ao perfil de colaboradores, o estudo mostra que houve crescimento da participação das mulheres entre as empresas vencedoras que passaram de 27% em 2022 para 29% neste ano. Já as posições de trabalho entre a alta liderança registrou avanço de 24% para 32%, no mesmo período comparado. Seguindo neste sentido, cargos de média liderança e outras posições houve uma estabilidade na faixa de 30%. Já a presença de CEOs mulheres marcou 10% neste ano.
“O aumento de mulheres na alta liderança é um reflexo de políticas de diversidade e inclusão mais estruturadas, promovendo equidade e fortalecendo as empresas por meio de diferentes perspectivas na tomada de decisão. Embora significativo, ainda há espaço para avanços maiores”, diz Sayane Shinosaki, consultora do GPTW e Great People Consulting.
O levantamento do GPTW mostra que 57% das premiadas se destacaram em ações de sustentabilidade, um aumento de 8% frente ao estudo de 2023. Entre as reconhecidas, 51 são signatárias do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), iniciativa reconhecida mundialmente de sustentabilidade corporativa.
Quanto ao turnover voluntário nas organizações premiadas, no ano passado tinha ocorrido uma queda em relação a pesquisa de 2022 de 8% para 5%, mas neste ano houve uma variação para 6%. Esses dados refletem ajustes nas estratégias de permanência e satisfação dos colaboradores ao longo dos anos.
O GPTW concluiu no ranking deste ano que 81% das empresas utilizam programas de mentoria para desenvolvimento de seus colaboradores. Porém, há uma disparidade em comparação aos programas de coaching, oferecido por apenas 14% das empresas.
Quando se trata de benefícios, 76% das Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW Indústria oferecem bolsas de estudos para cursos de graduação ou pós-graduação e 53% possuem universidade corporativa. Além desses indicativos, 78% das empresas premiadas oferecem cursos de idiomas e 30% disponibilizam verba para que o funcionário use no programa de desenvolvimento que quiser.
Quanto a tendências e perspectivas para o setor, Sayane conta que apesar de avanços tecnológicos e oportunidades de inovação, as empresas enfrentam dificuldades para posicionar o setor como atrativo para as novas gerações.
“Mas diante da necessidade de rejuvenescimento do setor, as empresas estão intensificando investimentos em atrair as gerações mais novas, com programas de estágio, trainee e storytelling corporativo que reforçam inovação, propósito e impacto ambiental como valores centrais do setor industrial”, conclui Sayane Shinosaki, consultora do GPTW e Great People Consulting.
Confira as empresas vencedoras:
Grandes
Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil LTDA
VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS
GAZIN
Irani
Pormade Portas
Eurofarma Laboratórios S/A
TIGRE MATERIAIS E SOLUÇÕES PARA CONSTRUCAO LTDA
AstraZeneca
Usina Alta Mogiana
Boehringer Ingelheim
GRUPO BOTICÁRIO
BEBIDAS FRUKI S.A
Schneider Electric
SUPERGASBRAS RJ
Dow
SPECIAL DOG COMPANY
Volvo do Brasil
SOLAR COCA-COLA
Mondelez Brasil
ENGIE BRASIL ENERGIA S.A.
Ambev
Scania Latin America
General Mills
Electrolux Group
BATERIAS MOURA
LATICÍNIOS TIROLEZ
Alcoa Alumínio S/A
Yamaha Motor do Brasil
3M do Brasil Ltda
TIMAC Agro
LIBBS
Diebold Nixdorf
YPÊ
KINROSS BRASIL MINERACAO S/A
Sylvamo
ICL Group
O-I
ALBRAS
NISSAN DO BRASIL AUTOMOVEIS LTDA
SOTREQ
USAFLEX- INDUSTRIA & COMERCIO S/A
Cocal
RENAULT DO BRASIL
Continental Brasil Produtos Automotivos e Industriais
CNH INDUSTRIAL BRASIL LTDA.
3CORAÇÕES
Veracel Celulose
Midea Carrier
Cocamar Cooperativa Agroindustrial
Hyundai Motor Brasil
JACOBS DOUWE EGBERTS (JDE)
INTELBRAS
VOLKSWAGEN DO BRASIL INDUSTRIA DE VEICULOS AUTOMOTORES LTDA
NORSK HYDRO BRASIL LTDA
Ingredion Brasil Ingredientes Industriais LTDA.
- Médias
FUNDIMISA - FUNDIÇÃO E USINAGEM LTDA
FLEXFORM
Bristol Myers Squibb
Nutrilite
ELYTE METALURGICA LTDA
Dacalda
Schmersal
SUPER FARMA LABORATORIOS S.A
Kordsa
FORMATO COMPENSADOS
BN Papéis
Metal Group
Moinho Globo
Grupo FRZ
Solvay Curitiba
FS Fueling Sustainability
GREENBRIER MAXION - EQUIPAMENTOS E SERVICOS FERROVIARIOS S.A.
PRO SOLUS
EPASA - CENTRAIS ELÉTRICAS DA PARAÍBA SA
JCB DO BRASIL
SODECIA AUTOMOTIVE MINAS GERAIS, LTDA.
Parker Hannifin
Cibra
ANDROID DO BRASIL
JBT
AF Datalink Cabos, Conexoes e Sistemas LTDA.
OFTA VISION HEALTH
Kurita do Brasil
4BIO MEDICAMENTOS
Laboratórios Servier do Brasil
MOINHO TAQUARIENSE LTDA
INCAPE PAPÉIS
GRANDE MOINHO CEARENSE
GERA PARTNER - Keune - Pivot Point - Wet Brush - Korres
Milhão Ingredients
GRUPO CORNELIO BRENNAND
Killing S.A Tintas e Adesivos
JAEPEL PAPEIS E EMBALAGENS S/A
BIC AMAZONIA S/A
BAMIN
OP MOBILITY C-POWER
VALMET CELULOSE, PAPEL E ENERGIA LTDA
Terphane
Fusopar Parafusos Ltda
GALDERMA
Grupo Otávio Lage
Agres
AEL Sistemas
Robopac Brasil