Você está aqui

Conteúdo

19.08.2021

Schmersal lança novos episódios do podcast “Minuto do Especialista” sobre NR12

Empresa traz esclarecimentos sobre a NR12 em plataformas de áudio digital.

Para difundir informações atualizadas sobre a NR12 (norma regulamentadora de Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) de uma forma mais didática e dinâmica, uma das iniciativas da Schmersal foi criar o podcast “Minuto do Especialista”, que acaba de receber três novos episódios. O conteúdo está disponível nas plataformas Anchor, Breaker, Google Podcasts, Apple Podcasts, Overcast, Radio Public, Spotify, Pocket Casts e Deezer e pode ser ouvido gratuitamente.

Os episódios lançados recentemente são os de número 4, 5 e 6. Entre os temas abordados nesta série estão: diferença entre as normas ABNT NBR 14153 e ABNT NBR 12100 na aplicação para análise de risco e como elas são utilizadas; o que é apreciação de risco de máquinas; as principais mudanças na NR12 após a última revisão pela qual passou; diferença entre os conceitos de análise de risco e apreciação de risco; e se técnicos de eletrotécnica e mecatrônica estão autorizados a emitir laudos para a NR12, entre outros.

Com o intuito de promover a segurança em diversos ambientes, a empresa passou a produzir materiais de áudio digital como mais uma ferramenta para esclarecer dúvidas técnicas sobre a NR12. A ideia é discutir o assunto por meio de um formato semelhante a uma conversa que o ouvinte pode conferir em qualquer lugar, como no trabalho ou trânsito, por exemplo.

Para tanto, disponibiliza seus diversos canais para receber perguntas de profissionais da área de segurança, que são respondidas por José Amauri Martins, especialista Schmersal em normas de segurança de máquinas. “Como a NR12 é muito ampla e aborda vários pontos, isso faz com que haja muitas dúvidas. Por isso, criamos esta série para auxiliar os profissionais de uma maneira mais clara e fácil”, comenta Martins.

O especialista Schmersal José Amauri Martins é o responsável pelo treinamento em NR12 possui mais de 20 anos de experiência e carreira na empresa, além de ter sido um dos responsáveis pela revisão da Norma Regulamentadora NR12 em 2010. Também é membro da Comissão de Normas de Segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da Comissão Permanente de Negociação da Indústria Metalúrgica do Estado de São Paulo, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), entre outras entidades.

Além do podcast “Minuto do Especialista”, a Schmersal promove o compartilhamento de informações sobre esta norma por meio de outros canais. Um deles é o Blog NR12 sobre o que é esta Norma, como saber se a máquina atende aos seus requisitos, por que adequar o maquinário, quem procurar para iniciar o processo de adequação e muito mais. Outro é a Plataforma online de treinamentos, iniciativa da Academia Schmersal Digital que oferece um curso online sobre NR12 com carga de 4 horas e capacita profissionais de segurança industrial para atender às especificações técnicas exigidas pela norma.

Links

Colunas de contexto