Você está aqui

Conteúdo

21.06.2023

SCHMERSAL APRESENTA NOVAS BARREIRAS E CORTINAS OTICAS DE SEGURANÇA PARA AMBIENTES EX

O Grupo Schmersal ampliou a sua gama de dispositivos de proteção optoeletrónicos com uma nova série de barreiras e cortinas de segurança para ambientes EX.

A nova série EX-SLC/SLG440 apresenta-se com os tipos de proteção contra explosão EX d (atmosferas de gases), EX t (atmosferas de poeiras) e EX op is (radiação ótica) e, por isso, é especialmente adequada para a proteção contra acesso em áreas de produção industrial potencialmente explosivas – em particular, para as zonas 1 e 21.

Em muitas áreas de produção, existe um elevado risco de explosão, por exemplo, na indústria química, em refinarias ou oficinas de pintura, onde são processadas substâncias de revestimento inflamáveis. Nos setores onde são processados materiais a granel, como a indústria de rações ou de reciclagem, e também em serrações ou empresas de processamento de cereais, existe o perigo de explosão das poeiras, dado poder-se formar ocasionalmente uma perigosa nuvem de poeira potencialmente explosiva durante o funcionamento normal.

Para estas aplicações, a Schmersal desenvolveu as barreiras e cortinas de segurança SLC/SLG440 para ambientes EX. Estes dispositivos podem ser instalados em atmosferas de gases e poeiras potencialmente explosivas das zonas 1/21 e 2/22 da categoria 2GD e destinam-se à proteção de pontos perigosos, áreas perigosas e acessos de máquinas. Em caso de interrupção de um ou mais feixes, o movimento perigoso é parado.

A série possui a certificação ATEX, a que se seguirão outras mais: IECEx, INMETRO e CCC Ex. O sistema de sensores está alojado num invólucro de proteção de vidro inquebrável com tampas de metal.

As barreiras de segurança EX-SLC440 para deteção dos dedos, mãos e corpo estão disponíveis em variantes com uma resolução de 14 e 30 mm e alcances de 0,3 a 20 m. As cortinas de deteção de segurança EX-SLG440 são adequadas para o controlo de acessos a áreas de perigo.

Estes dispositivos à prova de água e pó alcançam os tipos de proteção IP66 e IP67 e também podem ser utilizados no exterior.

Links

Colunas de contexto