Você está aqui

Conteúdo

15.08.2018

Normas e Regulamentação

Elevador cremaiheira exige sistema de segurança que atenda a NR 12

A norma regulamentadora 18 (NR 18), em seu item 18 14- Movimentação de Transporte c Materiais e Pessoas - destaca um problema que há muito tempo atinge os canteiros de obras do país: o grande número de acidentes com a utilização dos elevadores de materiais e pessoas Á grande maioria desses elevadores funciona com a tecnologia de cremalheira e o acesso á cabine a partir de cada pavimento precisa ser monitorado com conceitos técnicos rígidos de segurança, fato que ainda não está acontecendo na maior parle das obras brasileiras.

É hora de buscar informações e soluções para adequá-los, cabendo ao fabricante construir o elevador em conformidade com as exigências legais e normativas, evitando interdições nas horas indesejáveis, paralisando a obra e causando prejuízos incalculáveis.

"Embora a utilização do elevador se concentre na industria da construção civil, o equipamento não deixa de ser uma máquina. Deste modo. os aspectos de segurança em máquinas são tratados
na Norma Regulamentadora 12, a NR ÍT\ explica José Ámauri Martins, coordenador de treinamento de segurança da Schmersal.

Colunas de contexto