Você está aqui

Conteúdo

26.04.2023

Dia Nacional da Libras: idioma promove inclusão social e diferencial no mercado de trabalho

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida por lei há 21 anos no Brasil . Atualmente, saber o idioma se tornou um diferencial para ter mais oportunidades e proporcionar uma comunicação mais inclusiva no mercado de trabalho.

Comemorado nesta segunda-feira (24), o "Dia Nacional da Libras" foi definido em 2002, após o idioma ser reconhecido pela Lei 10.436 como um meio legal de comunicação e expressão

Pensando em incluir socialmente os funcionários com deficiências auditivas, uma multinacional de equipamentos industriais de Boituva , no interior de São Paulo, criou um programa que oferce aulas gratuitas de Libras aos colaboradores.

A operadora de logística da empresa, Caroline Morosett, tem perda profunda da audição e se comunica, principalmente, através de Libras durante o trabalho. Segundo ela, o projeto de inclusão trouxe a possibilidade de fazer parte de reuniões e comunicados em tempo real.

"Assim não ficamos por último, de lado, para depois. Recebemos as informações em tempo real como todos. (...) A empresa é realmente uma família em que eu posso ser eu mesma e ser respeitada por todos à minha volta", comenta Caroline.

Para o analista de Recursos Humanos (RH) Sidney Vieira, a inclusão dos trabalhadores com algum tipo de deficiência supera questões comunicativas. "Agrega-se um valor especial à equipe e ao ser humano. Sentir-se parte da equipe é fundamental para quem possui alguma deficiência", comenta.

Relevância do idioma Ao g1 , a professora e intérprete de Libras Flavia Alves, de Itapetininga (SP) , explicou que diferentes profissionais procuram aprender a se comunicar em Libras e que o idioma está em todo lugar.

"Meus alunos são professores que têm alunos surdos, tenho alunos que são enfermeiros, psicólogos, hoje em dia o interesse vem de diferentes profissões", diz.

A professora trabalha com o idioma há 15 anos e, segundo ela, pessoas que sabem se comunicar em Libras fluentemente possuem um diferencial no mercado de trabalho.

"Quando um ouvinte sabe Libras, e não são muitas pessoas que sabem, ele acaba se sobressaindo quanto a este idioma, já que ele está em todo lugar. (...) é importante saber se comunicar com eles", comenta a professora.

Inclusão que impacta positivamente no faturamento, como destaca Sidney. "O mais importante é o gestor entender que um PCD, inserido de forma correta no ambiente de trabalho, conseguirá motivar toda a equipe e esta acessibilidade e inclusão será refletido nos resultados do negócio".

Ainda conforme Flavia, a importância de se comunicar com um surdo pode ser percebida no cotidiano destas pessoas, que enfrentam dificuldades para se expressar.

"O surdo é um estrangeiro no seu próprio país, ele está no Brasil, mas tem uma cultura diferente, idioma diferente, e não são todas as pessoas que sabem o idioma dele. Um dos maiores desafios dos surdos é a falta de comunicação. Eles trabalham, compram, pagam todos os impostos, mas quando vão em restaurantes por exemplo, eles precisam fazer mímicas para as pessoas entenderem", destaca a profissional.

A professora reforça ainda que Libras é uma língua séria e que deve ser respeitada.

"Muitas vezes as pessoas acham que o surdo pode entender de qualquer jeito, que a gente pode sinalizar de qualquer jeito com gesto ou mímica. A Libras tem regras, estrutura própria e a gente precisa estar atento", finaliza Flavia.

Flavia comenta que o idioma também possui linguagem facial e corporal

Link

Colunas de contexto