Conteúdo

Veículos pesados

Máquinas ou veículos pesados podem ser fontes de riscos elevados para o pessoal de operação e manutenção. Para a proteção dos mesmos na operação, o assento do condutor  nas máquinas agrícolas ou de construção de estradas é equipado com interruptores de segurança, como o comutador de homem-morto. Como alternativa, as pedaleiras devem ser acionadas ativamente para confirmar a presença correta do operador.

Por trás das tampas de serviço e manutenção de máquinas ou veículos pesados também existem perigos potenciais para o pessoal de manutenção. Aqui, sensores de confirmação ou tapetes de segurança acionados ativamente podem ser a solução, bem como chaves de segurança com travamento que permitem a abertura das tampas apenas após parar o movimento perigoso.

Aplicações

Monitoramento do aumento de nível

Monitoramento do aumento de nível

Em pontos de transferência de esteira ou em instalações de silos é necessário monitorar com frequência o nível de enchimento dos materiais a granel como granulados, pós, minérios ou sementes. Para essa aplicação, a Schmersal desenvolveu um sensor de nível para aplicações de serviço pesado, que está baseado tecnicamente na chave de fim de curso tipo 441. A guia de comutação assegura que a chave seja ativada quando a deflexão for > 30°.

Ele possui grau de proteção IP65 e é adequado para temperaturas ambientes de -30 °C a +90 °C.

Proteção de portas, tampas e coberturas de proteção

Proteção de portas, tampas e coberturas de proteção

Para a proteção de portas, tampas e coberturas de proteção em máquinas móveis, oferecemos provavelmente o mais amplo portfólio de interruptores de segurança. O leque abrange desde interruptores de fim de curso com função de segurança por meio de interruptores de segurança eletromecânicos e interruptores de segurança de dobradiça, até comutadores de segurança à prova de manipulação com alvos magnéticos ou de codificação RFID.

Quando não é possível um desligamento direto dos elementos da máquina em movimento, oferecemos várias famílias de chaves de segurança em diversas formas construtivas e com forças de bloqueio de até 3500 N. Conceitos de intertravamento mecânico, com graus de liberdade de movimento em três direções, possibilitam uma rápida integração na estrutura adjacente.

Desligamento do homem-morto e máquinas de trabalho automotoras

Desligamento do homem-morto e máquinas de trabalho automotoras

O microcomutador Z/T 415 é apenas um das diversas séries de microcomutadores da linha Schmersal. Os microcomutadores são utilizados frequentemente em máquinas de construção e de trabalho automotoras, por exemplo, como comutador de homem-morto no assento do operador.

Muitas vezes também são aplicados comutadores de pedal em máquinas de trabalho e equipamentos automotores. Esses são utilizados como dispositivos comutadores ativos ou, conforme as normas de segurança em vigor, como interruptor de confirmação – por exemplo, quando não é possível uma atuação manual, porque as duas mãos estão ocupadas com outra tarefa.