Conteúdo

Sistemas transportadores

Na extração de matérias-primas, frequentemente materiais a granel são transportados por longas distâncias para serem carregados diretamente em navios ou trens. Muitas vezes são utilizados amplos sistemas transportadores por trechos de muitos quilômetros para esse transporte. Para as aplicações clássicas em sistemas transportadores, dispomos de um portfólio de soluções amplo e permanente para proporcionar comutação segura, bem como para o monitoramento de parada e de velocidade, incluindo diversas soluções de rede.

Aplicações

Desligamento de parada de emergência em correias transportadoras

As chaves de emergência com acionamento por cabo da Schmersal asseguram uma função de parada de emergência confiável com monitoramento de rompimento de cabo nos sistemas transportadores a uma distância de 50 m de um lado e 2 x 50 m em ambos os lados. A alavanca mecânica basculante é resistente a influências externas como torção, vibração e oscilações de temperatura.

Quando acionados, os interruptores do acionamento por cabo são bloqueados na posição de parada de emergência e podem ser desbloqueados somente através do dispositivo de rearme ou, opcionalmente, também com seletores de chave. Os dispositivos cumprem os requisitos da norma EN 60947-5-5.

Em conjunto com os módulos de relé de segurança ou dispositivos de rede opcionais, oferecemos sistemas de desligamento de parada de emergência completos e seguros, em conformidade com PLe.

Monitoramento de desalinhamento da correia

As chaves de desalinhamento de correia monitoram o deslocamento em linha reta dos sistemas transportadores. Se a esteira transportadora se desvia do centro, para além dos roletes transportadores, o dispositivo comutador é ativado. Por meio do escalonamento de contatos, respectivamente, a partir de 15° de desalinhamento, um contato auxiliar dispara um pré-alerta. O desligamento da esteira ocorre, respectivamente, a partir de 25° através do contato principal. Escalonamentos de contatos especiais são possíveis mediante consulta. Além de vários tipos construtivos de chaves de alinhamento de esteiras, oferecemos uma ampla linha de roletes em diferentes comprimentos, diâmetros e materiais.

Unidades de comando em sistemas transportadores

Unidades de comando em sistemas transportadores

Pó, temperaturas variáveis e um manuseio nem sempre "delicado": unidades de comando utilizadas em sistemas transportadores precisam resistir constantemente a condições severas. Nossas robustas unidades de comando e de sinalização, manipuladores joystick com retenção e invólucros acopláveis são desenvolvidos para estas condições, sendo pré-requisito para uma comutação segura.

A linha de comutadores "R" está disponível como opção em metal com guarda alta contra atuação involuntária. As amplas superfícies dos botões resistentes a óleo podem ser manuseadas com segurança com luvas.

Os botões de parada de emergência dispõem de um mecanismo de travamento seguro e efetivo, opcionalmente com segurança aumentada contra desbloqueio involuntário. Os botões e sinalizadores são equipados com LEDs muito fortes, fornecendo um efeito sinalizador máximo com baixo custo de manutenção.