Conteúdo

Fabricação do metal

Os comutadores da Schmersal são aplicados em toda a indústria pesada. As diferentes formas construtivas são adequadas para faixas temperaturas amplas e esforços mecânicos elevados. Elas podem ser combinadas com uma grande variedade de atuadores, variedades e configurações de contatos. Pontos de comutação ajustáveis e uma abrangente linha de acessórios ampliam ainda mais o leque de aplicações.

O resultado: comutadores para serviço pesado altamente confiáveis, em parte já aprovados em décadas de aplicações sob condições severas – em toda a cadeia de processo da indústria do aço e demais setores da metalurgia.

Aplicações

Detecção de posição sob condições ambientais extremas

As séries de modelos de chaves de fim de curso T/M 250, 422 e 441 são amplamente aplicados na indústria de processamento de aço – entre outros, no posicionamento de torres giratórias, carros distribuidores, contentores, equipamentos para oxicorte, máquinas de estampagem ou unidades de transferência transversal. Elas destacam-se por um robusto invólucro de ferro fundido, opção de contatos em ouro ou liga de ouro-níquel, além de uma faixa de temperatura mais ampla de -40 °C a +200 °C,através de elementos de cerâmica opcionais.

Muitas formas construtivas e diferentes elementos de acionamento oferecem um amplo leque de possibilidades. Mesmo sob as condições ambientais muito desfavoráveis, tal como na produção e processamento do aço, essas chaves de fim de curso para serviço pesado trabalham de modo confiável e com longa vida útil.

Fim de curso e área de desligamento em equipamentos de guindastes altamente disponíveis

Na indústria metalúrgica, os percursos de deslocamento de muitas pontes rolantes são longos, muitas vezes sendo percorridos com velocidades acima de 1,5 m/s.  Os sensores magnéticos de dois canais BN20 2rz foram desenvolvidos exatamente para essa aplicação. Com uma distância de comutação de até 50 mm e velocidades de deslocamento de até 5 m/s, é possível monitorar com segurança o pré-desligamento e desligamento final das vagonetas ou da faixa de rodagem.

Os sensores podem ser integrados nos controles de segurança existentes ou serem avaliados de modo autônomo através de um módulo de relé de segurança da linha Schmersal de aplicações até SIL 3 ou PL e. Outros atuadores e eletroímãs para o desligamento do setor, e bobinas de compensação para distâncias de cabos > 100/200 m completam o sistema.

Segurança de portas de proteção em robustos sistemas de vedações

Muitas instalações de produção e processamento do aço, como por exemplo, para a produção de ligas e lingotamento contínuo, propulsores de segmento, avanços de placas e instalações de oxicorte ou conversores, bem como fornos frequentemente são isolados por pesadas grades de proteção.

Sob essas extremas condições operacionais, a chave de segurança AZM 415 é a solução perfeita para proteger o acesso às instalações. Entre suas características essenciais está o robusto invólucro metálico integral, uma elevada força de bloqueio de 3.500 N, proteção contra falha de fechamento e uma grande variedade de opções de atuadores e maçanetas para todas as condições construtivas. Também estão disponíveis versões à prova de explosão, soluções de porta dupla e variedades com retenção por esfera ajustável.