Conteúdo

Offshore, petróleo e gás

Em parques industriais químicos e refinarias, em navios e plataformas de petróleo, é de grande importância o monitoramento de corrediças de válvula e anteparas, assim como a proteção de acesso a instalações sensíveis de depósitos, serviços ou manutenção.  Para essa finalidade, a Schmersal oferece diversas soluções, desde robustas chaves fim de curso até sistemas de segurança à prova de manipulação.

Aplicações

Monitoramento da posição de válvulas na indústria do petróleo e gás

Para a detecção das posições de corrediças de válvula e anteparos, monitoramento da posição de escotilhas de carga e de serviço, proteção de guindastes de convés e outros equipamentos: os comutadores padrão da Schmersal, com ou sem homologação Ex, são ideais para aplicação em parques industriais químicos, plataformas offshore ou navios da indústria do petróleo e gás.

Através da interface ASi de segurança opcional, os comutadores padrão podem ser rápida e facilmente integrados em sistemas de automatização central já existentes.

Monitoramento de acesso a tanques e depósitos de petróleo ou salas de manutenção

Sob condições operacionais extremas, a chave de segurança à prova de explosão AZM 415 é adequada para a segurança de grandes grades de proteção em áreas de tanques. Ela também é apropriada para impedir o acesso involuntário a áreas de equipamentos, serviço ou de manutenção com riscos potenciais. Muitos utilizam essa chave devido ao seu robusto invólucro metálico integral, à proteção contra falha de fechamento, à elevada força de bloqueio de 3.500 N e à grande variedade de opções de atuadores e maçanetas. Como opção, estão disponíveis soluções de porta dupla ou de retenção por esfera ajustável.

Uma alternativa às chaves de segurança é o nosso sistema modular mecânico de transferência de chave à prova de explosão SHGV, também disponível com certificado de proteção contra explosão. Ele oferece a vantagem de permitir a proteção de instalações perigosas de modo econômico, sem instalações elétricas.

Monitoramento de posição sem contato físico de anteparas, escotilhas, etc.

Quando se pretende monitorar, sem contato físico, a posição de escotilhas, anteparas ou tampas de manutenção sob condições de proteção contra explosão, é recomendada a aplicação dos sensores de segurança da série CSS à prova de explosão.

Até 16 sensores de segurança podem ser ligados em série em uma distância de até 200 m sem perda da categoria de segurança.  Desse modo, é possível proteger de forma simples grandes áreas de risco, como escotilhas e tampas em grandes equipamentos. O sistema permite soluções até SIL 3 e PL e.