Você está aqui

Conteúdo

10.06.2020

Schmersal zera impacto de CO2 emitido em 2019

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem o objetivo de promover a conscientização e a ação em prol do meio ambiente. Cada vez mais, as empresas têm metas para minimizar e até mesmo eliminar o impacto gerado no meio ambiente com suas atividades.

Multinacional que desenvolve e fabrica soluções para elevadores, automação e segurança para máquinas industriais, a Schmersal conta com um comitê de sustentabilidade, um grupo multisetorial que se reúne periodicamente para avaliar e estabelecer parâmetros. A companhia prioriza pontos cruciais para a preservação do meio ambiente, como redução do consumo de energia e de água, redução da utilização de materiais descartáveis, substituição de materiais poluentes e aumento da reciclagem, por exemplo.

Monitoramento e neutralização dos gases de efeito estufa

A Schmersal monitora a emissão dos gases de efeito estufa (GEE), definindo ações para diminuir o impacto no meio ambiente. “Reduzir a emissão dos GEE é um dos itens primordiais na empresa. Entre as ações adotadas estão a obrigatoriedade do uso de etanol nos veículos da nossa frota e o incentivo à carona solidária e ao uso de bicicletas, por exemplo”, explica Rogerio Baldauf, diretor superintendente da Schmersal.

Para compensar as emissões de CO2, a Schmersal criou o projeto Oxigênio em 2016. A compensação é feita por meio do plantio de árvores em número correspondente à emissão de CO2 pela empresa. Atualmente, a companhia realiza esse trabalho com a SOS Mata Atlântica, que calcula anualmente a emissão e mapeia as regiões carentes de reflorestamento. Em 2019, por exemplo, a Schmersal emitiu 154 toneladas de CO2. Para zerar essa emissão, investiu no plantio de 924 árvores, totalizando 4.512 m² de área reflorestada e mais de 183 toneladas de CO2 neutralizados (mais do que foi emitido).

Combustível verde

Segundo estudo da Embrapa Agrobiologia, o etanol produzido com cana de açúcar reduz em até 73% as emissões de CO2 ao substituir a gasolina. Por isso, toda a frota de veículos da Schmersal é abastecida obrigatoriamente com etanol. No caso dos automóveis alugados, a Schmersal paga uma taxa extra para que o CO2 emitido pelo combustível consumido seja compensado com o plantio de árvores pela locadora.
Edifício certificado com LEED Gold

O prédio administrativo da Schmersal, localizado em Boituva, a 116 km da capital paulista, conta com a certificação LEED Gold e foi o primeiro da região a receber o certificado. A planta fabril, apesar de não ser certificada pelo LEED, tem diversos conceitos sustentáveis aplicados.

Em toda a planta da Schmersal, 2/3 da água consumida provêm da coleta de água da chuva. Todos os pontos de consumo (torneiras, privadas, chuveiros etc.) têm instalado o que há de mais avançado para reduzir o consumo de água. A empresa também aderiu à energia elétrica renovável: em outubro de 2016, passou a comprar energia elétrica no Mercado Livre de Energia, na modalidade Ambiente de Contratação Livre (ACL). O contrato prevê a compra de energia elétrica renovável (Energia Hídrica, Energia Eólica, Energia Solar, Energia Geotérmica, Energia das Ondas e Marés e Energia da Biomassa).

Redução do uso de embalagens e coleta seletiva
A Schmersal reduziu a utilização de embalagens na fábrica ao adotar caixas plásticas retornáveis, evitando usar embalagem que, futuramente, seria descartada. Além disso, a empresa controla a coleta seletiva dos resíduos, que são recolhidos pelas cooperativas autorizadas, que dão destinação correta a todos os itens descartados. O material é separado, classificado e destinado conforme legislação vigente da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Pilhas e baterias também são encaminhadas para a coleta seletiva.

Logística reversa
A Schmersal estruturou e implementou um sistema de logística reversa estabelecendo o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos. A empresa explica no site como o cliente pode realizar esse processo e também como fazer para emitir Nota Fiscal desse tipo de produto para cumprimento de todas as exigências fiscais.

“O negócio principal da Schmersal gira em torno da segurança das pessoas na operação de máquinas e equipamentos. Contudo, nosso maior propósito é garantir a segurança e a sustentabilidade do planeta. Acreditamos que cada pessoa impactada por uma ação será um canal multiplicador de boas ações. Acreditamos no efeito transformador dos exemplos”, finaliza Baldauf. Informações mais detalhadas podem ser acessadas no Relatório de Sustentabilidade 2019.

Links

Colunas de contexto