Você está aqui

Conteúdo

01.05.2020

Schmersal lança edição atualizada de cartilha com dicas para implantar NR 12 nas indústrias

Dedicada à segurança no trabalho em máquinas e equipamentos e que vem passando por alterações nos últimos anos, a NR 12 indica o que deve ser feito para preservar a segurança do trabalhador e evitar o risco de acidentes. Na última publicação do texto, feita por meio da portaria n° 976 de 30 de julho de 2019, foram feitas várias alterações para atender a nova concepção de máquinas mais modernas e processos mais ágeis.

O novo texto torna a compreensão e o entendimento menos burocráticos, facilitando o papel dos técnicos. Com isso, não se perde nada em conceitos técnicos, ficando a responsabilidade da apreciação de riscos e a adequação das necessidades da máquina como atribuição e responsabilidade do profissional legalmente habilitado.

Para divulgar essas modificações da NR 12, a Schmersal relança o seu ebook “Dicas para implantar a NR 12 na sua empresa”, que teve sua primeira edição lançada em 2018 e que esclarece as principais dúvidas sobre a implantação da NR 12.

De maneira didática e objetiva, o material detalha passo a passo de como implantar a NR 12 e, assim, evitar acidentes com os operadores de máquinas e interdições durante as fiscalizações da Secretaria do Trabalho. A cartilha pode ser baixada gratuitamente no portal sobre NR 12 da Schmersal:
https://nr12.schmersal.com.br.

“A nova NR 12 de forma geral integra o Brasil aos mais atuais regulamentos técnicos internacionais de segurança em máquinas, não apenas mostrando como tornar uma máquina mais antiga segura, como também trazendo um guia completo às engenharias de como projetar e construir máquinas”, finaliza José Amauri Martins, especialista em NR 12 da Schmersal.

Links

Colunas de contexto