Você está aqui

Conteúdo

22.11.2019

Schmersal comercializa soluções que protegem correias transportadoras e evitam acidentes

Indicados para adequação de segurança de correias transportadoras de grande porte, os sistemas da Coal Control, comercializados pela Schmersal, aperfeiçoam os processos relacionados ao transporte e à movimentação de materiais sobre correias transportadoras, além de evitarem desperdícios e custos com manutenções.

Importados, os sistemas da Coal Control contam com quatro soluções independentes, mas que podem ser monitoradas por meio do mesmo painel controlador: Speed Control, Splice Control, Rip Control e Cord Control. O Speed Control é um sistema de monitoramento da velocidade em correias transportadoras para evitar ou limitar danos. Auxilia na otimização do nível de pilhas de materiais, desgaste de sistemas em cadeia e detecção de deslize das correias.

O Splice Control é um sistema que monitora em tempo real o distanciamento entre um lado e outro das emendas. Realiza medição por meio de marcas magnéticas de fácil instalação e informa antecipadamente em caso de desvios no comprimento das emendas, evitando o rompimento da correia e, consequentemente, acidentes, altos custos, longos reparos e grande impacto na produção.

O Rip Control é um sistema automático para detecção de rasgos longitudinais na correia transportadora. Por meio de antenas vulcanizadas e sensores de última geração, esta solução monitora os pontos de risco como carregamento, descarregamento de materiais e tambores de esticamento, nas quais o risco de formação de rasgos e distensões é maior. Ao detectar rapidamente o rasgo na correia, o sistema reduz o desperdício de material, tempo de reparo e evita a perda por completo da correia.

Por fim, o Cord Control é um sistema de monitoramento contínuo da tensão da malha de aço interna das correias e permite o diagnóstico do estado da malha de aço. Com isso, é possível enviar um sinal de integridade da correia e, assim, detectar antecipadamente casos de alterações da distensão dos cabos, prevenindo rasgos longitudinais e paradas imprevistas.

A comercialização global das soluções é uma parceria do grupo Schmersal com a Coal Control Gesellschaft für Automation mbH. “A gama de produtos de ambas as empresas oferece um complemento importante aos clientes da indústria pesada, possibilitando soluções completas a partir de uma só fonte. Com tecnologia de ponta e qualidade, os dispositivos da Coal Control protegem os sistemas de transporte contra danos e falhas. Os sistemas de monitoramento ajudam a reduzir custos com manutenção corretiva e emergencial e também com o reparo, além de aumentar a vida útil das correias transportadoras”, finaliza Jamile Zarif, coordenadora de produtos da Schmersal.

Links

Colunas de contexto