Você está aqui

Conteúdo

28.08.2019

Novo Controlador de Automação EFAS da Schmersal oferece flexibilidade e desempenho à Indústria 4.0

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal lança ao mercado global o novo controlador de automação EFAS (EtherCat Fast Automation System). A linha EFAS contempla um portfólio completo para a automação modular e funcional por meio do barramento de sistema de alto desempenho EtherCAT, considerado o mais rápido sistema de bus de campo baseado em Ethernet.

Além disso, a nova solução oferece uma grande variedade de módulos que podem ser combinados para as mais diversas aplicações, proporcionando máxima flexibilidade para tarefas de automatização de máquinas e processos e auxiliando na implementação dos conceitos da Indústria 4.0.

Os controladores modulares EFAS são mini-IPCs com base em ARM com CODESYS SPS e podem ser expandidos de maneira fácil e flexível por meio da conexão lateral E-Bus, utilizando módulos de I/O EtherCAT® presentes no portfólio. A troca de dados com outros sistemas ocorre por meio das interfaces industriais integradas Ethernet e RS232, bem como interface de barramento de campo CAN/CANopen adicional, simplificando a integração do novo sistema aos controles e supervisões já existentes como, por exemplo, IHMs ou supervisórios, flexibilizando a leitura e o monitoramento de informações presentes no processo ou equipamento. Com a utilização de um módulo extender EFAS, também é possível a ativação de dispositivos escravos externos em EtherCAT®.

Por se tratar de um sistema de módulos de expansão I/O e de módulos dedicados à conexão de sinais do processo e implementação de funções especiais em uma rede EtherCAT®, o portfólio contempla diversos modelos de módulos de expansão como, por exemplo, entradas e saídas digitais e analógicas, entrada de temperatura analógica, sistemas de controle de acionamento integrados para motores de passo ou BLDC, bem como módulos para operações de contagem rápida e interruptores de came, entre outros.

A programação é feita com o CODESYS, plataforma de software familiar a muitos usuários e que permite configuração prática e de fácil utilização, combinando a programação por meio das linguagens IEC61131 (FBD, LADDER, STL, ST, IL) com diversos outros recursos, como depurador e funções online, editor de visualização e controle de movimentos em um mesmo ambiente, entre outros inúmeros complementos de software e bibliotecas que facilitam a programação e sua utilização.

“Com a utilização do EtherCAT®, uma das principais redes utilizadas na Europa, é possível comunicar o EFAS com o nosso controlador de Segurança PSC-1, implementando ao sistema as funções e os recursos de monitoramento de segurança. Deste modo, facilita o controle e a supervisão completa da máquina ou do processo sem ter de modificar uma arquitetura de segurança já existente, disponibilizando maior quantidade de informações por meio de uma rede de comunicação extremamente rápida”, acrescenta Samuel Roma, gerente de produtos.

Além da elevada resistência a influências ambientais, o controlador EFAS integra várias funções que permitem uma rápida resolução de problemas por meio de diagnósticos feitos no local ou remotamente, minimizando os tempos de inatividade da máquina e gerando alta disponibilidade; eleva, assim, o rendimento e a produtividade do processo fabril.

Links

Colunas de contexto