Você está aqui

Conteúdo

08.08.2018

Mercado

Grupo Imam realiza o Logismat - Seminário de Logística, Supply Chain e Visitas Técnicas

Com o objetivo de promover o mais completo evento de Supply Chain, Logística, Movimentação e Armazenagem, o Grupo IMAM realiza o ‘Logismat – Seminário de Logística, Supply Chain e Visitas Técnicas’. O evento acontece dos dias 15 a 17 de agosto no Hotel Blue Tree Premium, em São Paulo. A programação do Seminário conta com 24 palestras dos mais renomados profissionais de diversas áreas do segmento ou correlatas. Além disso, o participante terá a oportunidade de fazer uma visita técnica em uma das nove empresas parceira dos mais variados setores. Será uma ótima oportunidade para networking e para ampliar contatos com diversos profissionais da área. Os temas são abrangentes e aqueles em evidência no momento neste segmento da Gestão.

http://www.cargonews.com.br/wp-content/uploads/2018/08/industry-4-0.jpgConteúdo Programático

Evolução e Tendências 4.0

A revolução 4.0 é foco estratégico de muitas organizações no mundo.

Tendências da indústria/logística 4.0 que nos levam a diferentes iniciativas desde aquelas de baixos investimentos até as que demandam um planejamento mais avançado.

Eduardo Banzato – Grupo IMAM

Logística 4.0 – Um Salto na TI

Os Pilares da Logística 4.0 – Redução de Custos, Simplificação de Processos e Segurança da Informação.
Como a digitalização e acúmulos de Big Datas tornam mais simples os negócios.

Luiz Arthur Bogiano – TOTVS

Criando Inovações na Logística Operacional, Construindo uma Cultura 4.0

A Logística operacional é um mar de oportunidades para inovações pois, trata-se de uma área de serviço que precede o cliente final. As iniciativas e ideias devem convergir para o mesmo fim, os gestores precisam estar dispostos a serem agentes de transformação e incentivo a inovação junto ao seu time. Vamos ver alguns caminhos que podem ser seguidos para ter êxito nessa empreitada, bem como desenvolver uma visão holística do seu fluxo de valor pela ótica de alguns pilares. Com isso, tentar descomplicar a gestão de projetos e objetivos.

Glauco Melo – Crown Cork

A Importância da qualidade de dados na Cadeia de Suprimentos

Por que um padrão global beneficia a todos os integrantes de uma cadeia de suprimentos, a transformação digital e a relevância de dados padronizados para agilidade nos sistemas automatizados de transações comerciais e logística 4.0. Dados padronizados evitam as perdas e promovem o aumento da produtividade.

Ricardo Verza Amaral Melo – GS1 Brasil

A Competitividade nos Negócios através da Gestão Técnica

A importância da estratégia técnica, investimentos em infraestrutura, conservação e manutenção de ativos. Conheça como o departamento técnico pode agregar valor, ampliando sua colaboração na competitividade da empresa no mercado, suportando o aumento de confiabilidade e segurança aos colaboradores e clientes.

Danilo Marcuci – DHL

A Logística da Educação Reversa
(Case da UCC)

A história de como foi criada a primeira Universidade Corporativa Cesari, pertencente a uma empresa de logística, instalada na Baixada Santista.
A utilização da experiência prática como a base para geração de conhecimento.
A adoção de um sistema de educação corporativa onde, os alunos ensinam o que aprendem e os professores aprendem o que ensinam.

Gilson Sabino de Oliveira – Cesari

Logística de Retorno de Caixas de Papelão

Para atender a crescente demanda das linhas com fluxos contínuos foi desenvolvido uma caixa de papelão dobrável, simulando uma caixa padrão tipo KLT, economizando 3/4 do espaço (contêineres, caminhões,…), quando retornaram vazias. A durabilidade da caixa para materiais leves é superior a 15 viagens.

Juarez Cavalcante Bezerra – JC Consulting.Gente

Os Benefícios da Telemetria para a Cadeia Logística
Um dos grandes desafios que os gestores de frotas enfrentam é otimização de recursos, ao mesmo tempo em que tentam minimizam riscos de acidentes nas cidades e estradas brasileiras. Para resolver a questão, de forma eficiente e inteligente, a telemetria veicular é a tecnologia ideal, pois permite a gestão de dados de interesse do operador ou desenvolvedor de sistemas, o qual será transformado em informações fidedignas para tomada de decisão.

Bruno Barreto dos Santos – Mix Telematics Brasil

Impacto da Logística de Distribuição e Transporte no Custo Final dos Produtos

Em mercados altamente competitivos e que procuram atender cada vez melhor os seus clientes, com custos e níveis de serviço, como uma empresa deve planejar e controlar a distribuição e o transporte, com foco na otimização dos resultados, desde as maiores distâncias até a distribuição regional e urbana (última milha).

Antonio Carlos Rezende | IMAM Logística

Lean Logistics & Warehouse: O que Muda na Abordagem?

Muitas empresas querem implementar as mesmas ferramentas do Lean Manufacturing quando desenvolvem o Lean Logistics & Warehouse, com baixos resultados. Venha entender os porquês. Quais são as principais diferenças e onde devemos nos focar neste tipo de trabalho.

Sidney F. Trama Rago – IMAM Estratégias & Performance

Uma Jornada de Sucesso com a Cultura Lean (Case da Bosch)

Após a conclusão da mudança para a nova casa, a Bosch passou a atender seus clientes da reposição automotiva através de um moderno Centro de Distribuição (CD). Toda a estruturação operacional do CD é baseada na metodologia Lean em combinação com o BPS (Bosch Production System), com elementos chave para o sucesso na produção fabril e com isso garantindo eficiência operacional em relação aos processos convencionais de logística.

Luciano Custódio – Bosch

Lean Warehouse, melhores resultados através de Processos e Pessoas

A melhoria contínua, através da utilização do Lean e TPM (Total Productivity Maintenance), construindo a base para a implementação da Indústria 4.0 e da Logística 4.0. Entenda como o Comprometimento e Disciplina vem transformando a história de uma Indústria 100% Brasileira, de produtos de higiene e limpeza, há 67 anos no mercado.

Liliane Pereira da Silva – Ypê

Logística Omnichannel (Case da Riachuelo)

Veja os desafios da implementação de uma estratégia Omnichannel e como foi a preparação e os resultados reais de uma das maiores varejistas do Brasil que reformulou a sua gestão logística para execução deste projeto.

Stefan Rehm – Intelipost

Omnichannel no Brasil: Desafios ou Oportunidades?

O crescimento do e-commerce no Brasil revela uma tendência que pode e precisa ser explorada em todos os seus pilares, inclusive a logística. O que já é realidade e o que ainda é desafio? Como explorar as enormes oportunidades neste país de dimensão continental?

Cleyton Soares – Arezzo

Os aspectos tributários do Omnichannel
A integração entre canais virtual e físico é uma tendência que já se reflete no comportamento do consumidor e na estratégia de negócio das empresas dedicadas ao varejo.
A operação Omnichannel no Brasil encontra também obstáculos de ordem tributária e fiscal que precisam ser enfrentados e avaliados com bastante critério para o desenvolvimento de uma operação concisa e, ao mesmo tempo, operacionalmente otimizada.

Guilherme Martins | ABCOMM

Desafios de Supply Chain no Setor de Distribuição de Energia

Apresentação das características de operação no negócio de distribuição de energia no Brasil e suas implicações e desafios para o modelo da Cadeia de Suprimentos em um setor sob grande transformação.

Gustavo Uemura – CPFL

Gestão de Transporte como Diferencial Competitivo

Como a STIHL utiliza o seu sistema de gestão de transporte para gerar diferencial competitivo, gestão de performances, melhoria do nível de serviço, redução nos custos de transportes, entre outros benefícios.

Ronei Paz – Stihl

Logística e Distribuição no Maior Varejista do Brasil

Como o maior varejista do país encontra soluções cada vez mais inovadoras que aliam a qualidade em serviços com a eficiência operacional. A estratégia de ‘retira rápida’ envolvendo lockers (armários inteligentes), postos de entrega avançados, entre outras.

Francisco Tarosso – Via Varejo

Logística Internacional e Blockchain

Os desafios na logística internacional tem levado as empresas que atuam neste ramo a aprofundar estudos do uso da tecnologia de Blockchain para os processos logísticos. Grandes players do mercado iniciaram projetos pilotos para utilização do Blockchain para gerir contratos inteligentes (smart contratcs), organização de seus suprimentos e rastreamento de carga. Nesta palestra serão abordadas tendências de uso desta tecnologia como plataforma para agregar valor e segurança em suas operações.

Roberto Feitosa – Thomson Reuters Brasil

Desafios da Logística Interna e Abastecimento a partir das Novas Tecnologias Digitais

O novo cenário do mercado em que desde o consumidor, cidades, transportes, produtos e serviços passaram a serem smart, a manufatura passa por uma transformação digital mandatória para atender estas demandas. Os processos de logística interna, armazenagem e transporte não estão excluídos deste contexto, mas então quais são as perspectivas de futuro, tecnologias e rupturas que este cenário pode provocar aos processos de logística interna – Uma abordagem para ajudar a entender estes desafios.

Marcelo Varreira – Electrolux

Agregando Valor à Cadeia de Suprimentos com o Emprego da Gestão de Riscos

A gestão de riscos na implantação do programa do Operador Econômico Autorizado (OEA): estrutura e metodologia de gerenciamento de riscos para a certificação e a manutenção das empresas interessadas em sua inserção no programa para promoção do comércio exterior brasileiro.

Sérgio Hoeflich – Gaesi

Planejamento, Controle e Produtividade em Operações Logísticas Terceirizadas

Como a BDF Nivea e a ID Logistics superaram o desafio de lidar com a alta variação de demanda nas operações do centro de distribuição nacional, em busca de obter máxima qualidade e eficiência. Três casos práticos de implementação de melhorias pela IDL para atender as necessidades provenientes da estratégia de distribuição da BDF Nivea que resultou na melhoria de serviço aos clientes e redução de custos.

Marcos Rodrigues – Nívea-Beiersdorf
Gilberto de Lima Júnior – ID Logistics

Obtendo Resultados com Lean Logistics (Case da Schmersal)

Após o sucesso na implementação do Lean Manufacturing e Office, a Schmersal, multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais adota o Lean Logistics para melhoria nos processos do Warehouse/Intralogística. Utilizando ferramentas como o ARA, PDCA, VSM, SLP, 5S, Rotas de Abastecimento, Inventários Rotativos, entre outros, vem obtendo grandes resultados, como por exemplo 95% de acuracidade em componentes eletrônicos.

Leandro Fiorani – Ace Schmersal

Small Orders e seus impactos na movimentação e armazenagem

O Perfil da demanda tem se alterado radicalmente nos últimos anos com a tendência de ser cada vez mais fracionada, com clientes ansiosos por prazos curtos gerando a necessidade de implementação de processos e tecnologias específicos para preparar entregar pedidos pequenos.

Wagner Salzano – IMAM Supply Chain

Links

 

 

 

 

Colunas de contexto