Você está aqui

Conteúdo

19.03.2020

Com personalização, tapetes de segurança da Schmersal atendem a diferentes necessidades conforme NR12

Utilizados para a proteção do operador que trabalha próximo a máquinas que têm conjuntos em movimentos, como braços robóticos ou partes que se desloquem e se movam para fora da carcaça do equipamento, os tapetes de segurança atendem as especificações da NR 12, norma regulamentadora que descreve as exigências técnicas e a gestão da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

Em sua linha de Tapetes de Segurança, a Schmersal tem atualmente os modelos SMS4 e SMS5, dispositivos de proteção sensíveis à pressão de contato, projetados para detectar a presença de pessoas na sua superfície. “Quando o tapete é pressionado, as placas condutivas se tocam e a resistência do circuito tende a zero. Isto é monitorado pelo módulo de segurança, que envia um sinal à máquina, interrompendo imediatamente o movimento perigoso”, explica João Pedro Alvise, coordenador de produtos.

Monitorado por uma interface de segurança, este dispositivo pode ser customizado de acordo com a necessidade do projeto, com recortes, cores e tamanhos especiais. A série SMS4 é fixada ao chão por meio de um perfil de alumínio e cantoneiras. O perfil em forma de rampa evita o risco de tropeço. Além disso, serve como proteção para as bordas, quando passam empilhadeiras e outros equipamentos ao longo dos tapetes de segurança. Na série SMS5, o perfil atuante de poliuretano é diretamente moldado na superfície do tapete.

Os tapetes de segurança são caracterizados pelo design robusto e alta resistência a ácidos, soluções de soda cáustica, óleo e gasolina. Em combinação com os módulos de segurança SRB 301HC/R ou SRB 301HC/T, os tapetes da Schmersal atendem os requisitos da categoria de controle 3 de acordo com a EN 954-1.

Links

Colunas de contexto