Você está aqui

Conteúdo

09.08.2021

Schmersal lança quadro de comando Confiance 222 Poço Digital (PD)

Equipamento traz sistema inédito que calcula automaticamente a melhor velocidade para iniciar a partida e desacelerar a parada de elevadores

A Schmersal está trazendo para o mercado o quadro de comando para elevadores Confiance 222 Poço Digital (PD). O equipamento foi desenvolvido para ampliar a abrangência da Linha Confiance 222, mantendo algumas características já existentes da já reconhecida versão Serial e acrescentando novos diferenciais.

Um deles é um sistema inovador que torna o Comando PD capaz de disponibilizar variações de ajustes de velocidades e “aprender” automaticamente quais são as curvas de aceleração e desaceleração do elevador. Para configurá-lo, o técnico faz uma viagem do primeiro ao último andar e, nesse percurso, o elevador reconhece o poço por completo e calcula automaticamente a melhor velocidade para iniciar a aceleração da partida e a desaceleração da parada. “Essa tecnologia, que é exclusiva da Schmersal,torna a viagem mais estável e confortável para o usuário final”, explica Karla Parra, coordenadora de produtos da Schmersal.

Outra novidade do Confiance 222 Poço Digital (PD) é permitir que o controle dos movimentos do elevador seja feito por meio de uma placa eletrônica instalada no comando e um encoder em seu motor. Com esses componentes, a nova versão do produto é capaz de medir a distância entre os pavimentos, identificar com precisão o posicionamento do elevador e encontrar a curva de velocidade mais eficiente para o trajeto, visto que o inversor já possui as opções programadas de fábrica.

Assim, os únicos imãs que o elevador deve ter são os de zona de porta para emitir o sinal que indica onde está localizada a porta de cada pavimento. Por não haver imã de nivelamento, este ajuste é feito pelo próprio D&T, bastando, para isso, apenas incluir as medidas nele, tornando o processo muito mais rápido e preciso por ter uma configuração mais simples. Os imãs instalados no decorrer do poço também deixam de ser necessários.

Este novo quadro de comando para elevadores traz alta precisão em todas as paradas. Segundo Karla Parra, os recursos que fazem do Confiance 222 Poço Digital (PD) uma evolução em produtos do gênero são essenciais para atender às exigências de mercado. “Este novo quadro de comando é aplicável em elevadores novos ou em modernizações e os responsáveis por projetos com este perfil estão em busca de soluções que facilitem o dia-a-dia dos técnicos nas instalações e na manutenção dos equipamentos. Por isso, temos investido muito em tecnologias que garantam segurança e operações contínuas dos equipamentos, reduzindo o número de chamados e necessidade de paradas para manutenção”, pontua a coordenadora de produtos da Schmersal.

Junto a todas estas inovações, a Schmersal manteve outros diferenciais do Comando para elevador Confiance 222, como as tecnologias de ponta empregadas (como a surface-mount technology – SMT, que permite poupar energia em sua instalação) e o suporte técnico exclusivo à disposição do cliente. Certificado pela agência de segurança TÜV Rheinland, o comando da Schmersal atende prédios de dois até 48 andares, oferecendo conforto, viagens suaves e precisão de nivelamento em todas as faixas de aplicações.

O Confiance 222 utiliza menos fiação e tem um sistema deplugagem rápida, o que facilita a montagem e a instalação. O tempo de abertura e de fechamento de portas, o estacionamento no andar principal e o cancelamento de chamadas falsas são programáveis. A solução tem, ainda, outros parâmetros pré-programados de fábrica, que facilitam o trabalho do técnico durante a instalação.

Dotado de dispositivos e parâmetros inteligentes que contribuem para a economia de energia, o Comando Confiance 222 tem sistema de agrupamento de até oito elevadores e iluminação de displays que diminuem a intensidade de luz à medida que o elevador fica ocioso por determinado tempo.

A sua interface homem máquina (D&T) é bastante intuitiva e fácil de utilizar. Com ela, é possível acessar os parâmetros tanto no quadro de comando quanto em cima de cabina (caixa de passagem). Os parâmetros do D&T estão divididos em menus para facilitar o acesso, possibilitando, por exemplo, ajustar o volume do Vox e reprogramar os displays diretamente na interface. Deste modo, o Confiance 222 conta com grande flexibilidade de parametrização.

Outro diferencial é o sistema inteligente de chamadas (chamada especial). “Quando queremos utilizar o elevador de serviço, por exemplo, temos dificuldades, pois, ao realizar uma chamada, o elevador social pode atendê-la primeiramente. Como o Confiance 222 pode trabalhar em duplex ou grupo, há uma função para evitar esse tipo de problema. Se mantivermos o botão de chamada de pavimento do elevador de serviço pressionado por cinco segundos, o elevador que virá atender será o de serviço. O mesmo serve para o social”, complementa Karla Parra.

Com a possibilidade de ser utilizado com casa de máquinas e sem casa de máquinas, o dispositivo utiliza a tecnologia de rack de placas para agrupamento e otimização de espaço no painel. A placa mãe do Comando Confiance 222 foi desenvolvida com um moderno processador de alta velocidade.

O comando tem um inversor de frequência com software dedicado, o que reduz o tempo de programação e o ajuste. O Comando Confiance 222 da Schmersalconta ainda com os opcionais Resgate Angel (com bateria estática), Resgate Pulsado e Regenerativo.

Confira mais características do Comando Confiance 222:

– Comunicação serial com os displays de pavimento e de cabina.
– Botões de chamadas de pavimentos ligados direto no display, facilitando e agilizando o trabalho do técnico.
– Botões de chamada de cabina ligados na placa totem (dentro da cabine), localizada dentro da botoeira (Car Operation Painel).
– Caixa de passagem com leds de sinalização que facilitando identificação de status do elevador.
– Função alarme de porta aberta.
– Função desligar ou diminuir a luminosidade dos displays depois de determinado tempo sem uso.

Links

Colunas de contexto