Você está aqui

Conteúdo

29.12.2021

A ALEMÃ SCHMERSAL TEM RESULTADO POSITIVO NO BRASIL E ESPERA CRESCER AINDA MAIS AMPLIANDO NEGÓCIOS NA AMÉRICA LATINA

O Petronotícias abre espaço hoje (29) para a gigante alemã Schemersal, que atua no mercado brasileiro em diversos setores, participar do Projeto Perspectivas 2022. A companhia teve resultados significativos e vê o próximo ano com um olhar promissor, confiando em um crescimento de seus negócios. Nós ouvimos o Diretor Superintendente da empresa, Rogério Baldauf. Ele fala do crescimento das atividades, mesmo na pandemia, sem se limitar apenas no Brasil: “As oportunidades que temos identificado em outros mercados além do brasileiro, como os dos EUA, México, Colômbia e Chile também são fatores muito importantes”, afirmou. Vamos então saber o que pensa o executivo:

– Como foi o ano de 2021 para o senhor e a sua empresa?

– O ano foi bastante positivo para a Schmersal Brasil. Implementamos um novo modelo de gestão que nos ajudou muito a dinamizar nossa atuação no mercado e nos permitiu aproveitar de forma ainda melhor novas oportunidades de fazer negócios. Inclusive, a Schmersal Brasil é a única empresa do grupo a ter esse modelo de negócios e se tornou um case para as demais unidades da Schmersal localizadas em outros países.

Os resultados da Schmersal Brasil também foram muito positivos 2021, com a superação do crescimento que havíamos previsto no início do ano. Em janeiro, estimávamos que cresceríamos 13% ao longo de 2021 e estamos encerrando o período com crescimento de 40%. Os cinco núcleos que compõem a Schmersal tiveram aumento de faturamento no primeiro semestre de 2021 comparado ao de 2020. O faturamento do núcleo de Soluções nos seis primeiros meses deste ano, por exemplo, foi mais do que 100% maior do que no mesmo período do ano passado. A área de Mineração faturou 79% mais; a de Produtos, 46,9%; o núcleo de Elevadores middle market obteve um faturamento de 52% maior, além de ter iniciado em abril as vendas de um novo produto que estava previsto para ser concluído apenas em novembro deste ano; e, por fim, o núcleo de Elevadores para grandes clientes faturou 15% mais no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo semestre de 2020.

– O que sugere para o governo melhorar a nossa economia e dar mais força aos setores de petróleo, gás, energia e logística?

– Com relação à economia, o Brasil precisa melhorar a competitividade. Uma das ações mais importante para isso é uma reforma tributária que de fato desonere a cadeia produtiva. Simplificar a tributação é importante mas, se não for feita uma revisão profunda no sistema, reduzindo a carga de impostos sobre o pagamento de salários e a incidência de impostos em cascata na cadeia produtiva, não teremos o resultado esperado. Além disso, o governo precisa fomentar o investimento em fontes de energia renovável e em infraestrutura de logística, que é um problema apontado há décadas pelos produtores brasileiros.

– Quais são as suas perspectivas e de sua empresa para 2022?

– Nossas perspectivas para 2022 são bastante positivas com os resultados que alcançamos em 2021 e com o que projetamos para alguns mercados promissores que já nos deram um excelente retorno neste ano. É o caso do próprio setor de óleo e gás e de outros como mineração, agronegócio e alimentos e bebidas. As oportunidades que temos identificado em outros mercados além do brasileiro, como os dos EUA, México, Colômbia e Chile também são um fator muito importante.

Especificamente para o mercado de óleo e gás, mas também para todas as aplicações em atmosferas potencialmente explosivas, a Schmersal tem hoje a equipe mais bem qualificada na América Latina para realização de serviços nas seguintes competências da IECEx: Conhecimentos e percepções básicas para adentrar em uma instalação contendo áreas classificadas; Aplicação dos princípios básicos de segurança em atmosferas explosivas; Elaboração de classificação de áreas Instalação de equipamentos com tipos de proteção e respectivos sistemas de fiação; Execução de inspeções visuais e apuradas de equipamentos e instalações em, ou associadas a atmosferas explosivas; Execução de inspeções detalhadas de equipamentos ou instalações elétricas em, ou associadas a atmosferas explosivas; Projeto de instalações elétricas em, ou associadas a atmosferas explosivas.

Links

Colunas de contexto