Você está aqui

Conteúdo

Áreas Classificadas e Atmosferas Explosivas com a Schmersal

O portfólio Ex para Atmosferas Explosivas, possui certificação INMETRO, o que possibilita a instalação em áreas classificadas com risco de explosão em Zonas 1, 2, 20, 21 e 22. Esta linha de produtos foi desenvolvida com a finalidade de eliminar possíveis fontes de ignição dos equipamentos de segurança e automação instalados em áreas com potencial risco de explosões, protegendo as instalações de possíveis problemas em ambientes industriais. As soluções da Schmersal para atmosferas potencialmente explosivas em áreas classificadas, podem ser instaladas até nos locais mais críticos, que precisam de dispositivos de segurança e automação com proteção Ex.

A Schmersal atua nos mais variados segmentos, auxiliando na proteção contra explosões e propagação de incêndios em ambientes industriais, como plataformas de petróleo, refinarias, indústrias químicas, petroquímicas, fábricas de tintas e vernizes, indústria moveleira, farmacêutica, alimentícia, portos, mineração, transporte e armazenagem de grãos, papel e celulose, indústria de ração, farelo, farinhas, cereais, fábricas sucroalcooleiras, agrotóxicos, fertilizantes, entre outros. 

Nas áreas classificadas destas indústrias, durante os processos de fabricação, são liberadas na atmosfera diversas substâncias, tais como: gases e vapores inflamáveis, poeira ou fibras combustíveis, que ao se misturarem com o ar, em determinadas concentrações, criam os ambientes conhecidos como atmosferas explosivas.

Os profissionais envolvidos com estas atividades de risco, devem executar ações de acordo com as normas que definem as regras de segurança nessas áreas. No Brasil, as normas utilizadas nesses segmentos baseiam-se nas internacionais IEC e pertencem a série ABNT NBR IEC 60079. Portanto, as soluções e produtos com certificação compulsória Ex se tornaram obrigatórias em plantas que fabricam, processam e manuseiam substâncias combustíveis. A Schmersal, além de contar com profissionais especialistas, tem as soluções mais adequadas para cada situação e necessidade.

Portfólio Ex para Áreas Classificadas: sempre atualizado para atender suas necessidades de segurança em atmosferas explosivas

Atualmente, o portfólio Ex da Schmersal conta com mais de 50 linhas de produtos, que atendem as mais diversas aplicações. São chaves fim de curso até botoeiras para comando, e produtos para sinalização áudio e visual. E as opções da Schmersal para a segurança de atmosferas explosivas em áreas classificadas seguem aumentando, com o objetivo de oferecer soluções completas para o mercado e atender as diversas necessidades de nossos clientes.

Foi por meio desta filosofia que a Schmersal, em setembro de 2019, adquiriu a divisão de produtos Ex da Poleoduto e passou a ofertar para o mercado os novos itens, com o mais alto padrão de qualidade e atendimento, aumentando a variedade da nossa gama de produtos em prensa-cabos e acessórios, caixas de distribuição, luminárias e projetores.

Destacamos que as soluções Ex da Schmersal comercializadas no Brasil possuem certificação INMETRO, requisito obrigatório para todo equipamento utilizado em atmosferas com risco de explosão. Todos os nossos produtos são submetidos à uma série de testes que permitem alta performance em áreas com risco, eliminando assim esses itens como possíveis fontes de ignição.

O que são atmosferas explosivas?

As atmosferas explosivas surgem quando substâncias inflamáveis ou combustíveis na forma de gás, vapor, poeira ou fibras são liberadas na atmosfera e misturadas com o oxigênio presente no ar, em uma proporção que pode ser inflamada através de uma fonte de ignição. Isso permite então a propagação autossustentada de toda a mistura, resultando em explosão.

(Fonte: Norma ABNT NBR/IEC 60079-10-1 Atmosferas Explosivas – Parte 10-1: Classificação de áreas atmosferas explosivas de gás).

Quais áreas são classificadas como atmosferas explosivas?

São áreas onde uma atmosfera explosiva de gás ou poeira está presente ou é provável sua ocorrência, a ponto de exigir precauções especiais para fabricação, instalação, utilização, inspeção, manutenção e reparo de equipamentos elétricos. Sua classificação se dá através da aplicação das normas ABNT NBR/IEC 60079-10-1, para áreas com a presença de gases inflamáveis e ABNT NBR/IEC 60079-10-2, para áreas com a presença de poeiras combustíveis.

O que é Fonte de Ignição?

Fonte de ignição é um dos elementos que completam o quadro para possibilitar a condição de uma explosão. Quando falamos de gases e vapores inflamáveis temos o triângulo da explosão, composto por: comburente (oxigênio), substância inflamável (gases) e a fonte de ignição. Já para as poeiras e fibras combustíveis, temos o pentágono da explosão, composto por: comburente (oxigênio), substância combustível (poeiras), confinamento, dispersão (poeira em suspensão) e a fonte de ignição.

Uma fonte de ignição pode ser de origem mecânica, através de uma faísca, uma superfície aquecida ou por meio da exposição de uma chama direta; de origem elétrica, através de curto-circuitos, arcos elétricos ou centelhamento em equipamentos como luminárias, contatores, relés, motores elétricos; de origem eletrônica, proveniente de sensores e transmissores; de origem eletrostática, por meio da movimentação ou atrito entre determinados materiais ou ainda por uma descarga atmosférica.