Você está aqui

Conteúdo

14.03.2022

Schmersal promove Fórum Abril Seguro 2022

Um dos maiores eventos on-line sobre segurança do Brasil terá lives transmitidas com temas selecionados de forma colaborativa

No próximo mês de abril, a Schmersal, líder em sistemas de segurança que contribuem com operações seguras e contínuas com máximo desempenho em máquinas e equipamentos nos mais variados ambientes industriais e em controladores para operação de elevadores comerciais e residenciais no Brasil e em diversos países, realiza a segunda edição do Fórum Abril Seguro Schmersal. Trata-se de um evento totalmente digital focado no segmento de segurança e criado pela empresa com intuito de promover discussões em torno de temas importantes para segurança industrial. O fórum consistirá na apresentação de uma série de quatro lives transmitidas pelo YouTube da companhia, uma a cada semana, com especialistas falando sobre temas relacionados a diversos setores junto aos quais a multinacional alemã atua.

O evento digital será realizado em um mês que também tem uma “cor temática”, o Abril Verde, com duas datas relevantes sobre prevenção / conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho: o dia 7, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Saúde; e o dia 28, escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu a mesma data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Para estruturar a programação do evento, a Schmersal definiu quatro macro categorias de assuntos, para serem apresentados a cada semana. São eles: NR12 em áreas classificadas; A Integração de sistemas seguros na Indústria 4.0; Os desafios da segurança na indústria pesada; e Segurança na modernização de elevadores. Dentro de cada um deles, estão elencados temas específicos como “Quais os desafios para adequação da NR 12 e NR 10 em máquinas em áreas classificadas”, “Quais os desafios para sustentabilidade nas operações da mineração?”, “Como a Segurança Industrial está associada à Indústria 4.0?” e “Como garantir a segurança na modernização de elevadores”, entre outros. Os temas serão escolhidos por meio de votação dos participantes, que também podem enviar sugestões de outros tópicos ou dúvidas a serem abordados nos encontros. Os temas que mais receberem votos em cada assunto serão levados para debate pelos especialistas da empresa durante cada uma das lives. A votação será feita via internet e estará aberta ao público até o dia 15 de março no site conteudo.schmersal.com.br/abrilseguro, que também receberá as inscrições gratuitas dos interessados após este período.

Rogério Baldauf, diretor-superintendente da Schmersal, reforça que um dos intuitos da companhia é de compartilhar o conhecimento e através dele contribuir com a redução dos números de acidentes em ambientes industriais e destaca como a realização do fórum é importante para ela e para o mercado. “Desde o início de nossas atividades, buscamos oferecer as melhores soluções de segurança para diversas operações da indústria e essa é uma demanda que não só existe, mas que sempre foi muito importante e hoje é ainda mais. Podemos considerar que segurança é um fator que precisa ser levado em conta para a agenda de ESG das empresas porque faz parte do cuidado que elas precisam ter com os três pilares que compõem a sigla. Junto a isso, abril é o mês em que se dedica uma atenção ainda mais especial para segurança do trabalho. Assim, como nosso intuito é de contribuir nesse sentido não só com equipamentos, mas também com compartilhamento de informações e temos atuado fortemente em canais digitais com infoprodutos, promover o Fórum Abril Seguro 2022 é, sem dúvida, uma iniciativa muito positiva”, afirma.

Links

Colunas de contexto