Você está aqui

Conteúdo

09.07.2023

Os benefícios da implantação da NR-12 nas empresas

Investir em segurança no trabalho está acima de cumprir leis e normas vigentes, já que os benefícios para as empresas e seus funcionários são diversos. Líder no mercado por oferecer soluções que visam garantir a segurança no ambiente de trabalho industrial, a Schmersal tem em seu portfólio uma linha de equipamentos de segurança referentes à NR-12, norma regulamentadora que indica o que deve ser feito em máquinas e equipamentos para preservar a segurança do trabalhador e evitar o risco de acidentes no trabalho.

A empresa, inclusive, conta com a Academia Schmersal para capacitar profissionais ligados à segurança industrial para atender as especificações técnicas exigidas pela normativa. “A NR-12, de forma geral, integra o Brasil aos mais atuais regulamentos técnicos internacionais de segurança em equipamentos, não apenas mostrando como tornar uma máquina mais antiga segura, como também trazendo um guia completo às engenharias de como projetar e construir máquinas”, afirma José Amauri Martins, especialista em normas de segurança de máquinas da Schmersal.

Segundo ele, o sucesso da NR-12 deve-se principalmente às suas atualizações, que permitiram a introdução de conceitos normativos mais modernos, visando melhor entendimento na aplicação dos conceitos de segurança. As empresas que perceberam a missão e a grande contribuição que a normativa trouxe para a melhoria do desempenho da produção estarão sempre à frente dos avanços tecnológicos, preparadas para a migração no processo produtivo da Indústria 4.0.

É o caso da Welttec, player importante na distribuição de máquinas para a indústria têxtil brasileira, que diante das necessidades de adequações de seus equipamentos contou com a Schmersal para estar alinhada às normativas governamentais. “Adquirimos toda a linha de equipamentos de segurança em relação à NR-12 para nossas máquinas. Com a devida adequação, conseguimos nos certificar como fornecedores homologados em grandes grupos de moda do Brasil, que também prezam por ter seus equipamentos com a certificação”, comenta Thiago Zeferino, gerente comercial da Welttec.

Para ele, a Schmersal possui um produto diferenciado no mercado e não só realiza a venda de um ativo, como também constrói as soluções junto aos seus clientes. “Vivemos em um ambiente comercial onde existem muitas mudanças nas normativas, e por não se tratar do nosso ‘core business’ não conseguimos acompanhar as transformações na velocidade que elas ocorrem. Por isso, é fundamental termos um parceiro comprometido, que está sempre nos fornecendo atualizações em tempo real para que possamos nos adequar de maneira rápida e segura”, afirma Zeferino.

Já para Jaderson Theiss, gerente Novos Negócios da Selgron, empresa especializada na fabricação de equipamentos para diversos segmentos do agronegócio, a Schmersal abriu o leque de produtos com robustez e qualidade. “Em 2013, quando tivemos as alterações das normas regulamentadoras, principalmente da NR-12, a aproximação com a corporação foi fundamental. Não ficamos condicionados somente em produtos, e sim na consultoria técnica do time. Além disso, tivemos um salto muito interessante neste período, pois fomos pioneiros em querer assegurar aos nossos clientes a normatização dos equipamentos – a disponibilização de equipamentos devidamente homologados foi o diferencial”, explica Theiss.

Em conversa com Evandro Spengler, diretor industrial da Censi Máquinas, a empresa já fabricava equipamentos adequados à norma de segurança NR-12, mas em uma tentativa de redução de custo, contaram com a Schmersal para adquirir suas soluções. “Os resultados obtidos foram todos positivos, mostrando que os produtos são de ótima qualidade. No primeiro momento, o foco foi cortinas de luz. Hoje, já utilizamos vários outros itens, um deles, o relé de segurança”, diz Spengler.

Por fim, para Júlio Dalponte, gerente de elétrica do CSO Máquinas, confiabilidade, prazo de entrega, adequação de produtos e contato direto com o representante, foram os fatores que motivaram a empresa a conhecer as soluções da Schmersal. “Os resultados foram ótimos, cumprindo com os requisitos necessários para o bom funcionamento das máquinas em geral. Atualmente, utilizamos sensores diversos, sistema de segurança de acordo com a norma NR-12, fontes de alimentação, cabos de controle, etc.”, finaliza Dalponte.

Links

Colunas de contexto