Você está aqui

Conteúdo

25.04.2023

Elevador seguro, vidas seguras!

Há 77 anos no mercado, a Schmersal contribui para que os elevadores sejam o meio de transporte mais seguro do mundo. A empresa, que nasceu produzindo componentes para elevadores e é líder mundial em sistemas de segurança para a indústria, é também fornecedora oficial dos principais fabricantes de elevadores do Brasil e do mundo. Com mais de 50 mil comandos instalados, conta com o portfólio de soluções e produtos mais completos do mercado, destacando-se por sua alta capacidade e flexibilidade de customização de projetos e produtos, conforme a necessidade do cliente.

Com avançada tecnologia alinhada a facilidade na configuração, os comandos da linha Confiance Schmersal, oferecem o que há de mais moderno no mundo, para o controle na operação de elevadores. Empregando a mesma tecnologia utilizada em elevadores de alto fluxo ou em aplicações industriais e ambientes extremos, como em elevadores de condomínios comerciais e residenciais.

Exemplo disso é recém instalação do comando Confiance BP408, um projeto desafiador e complexo que foi realizado em uma das maiores mineradoras de cobre do mundo, localizada no Chile, a Divisão Andina, está a três mil metros de altitude no Vale do Aconcágua, região de Valparaíso, na Cordilheira dos Andes chilena. Donos de um dos maiores e mais altos depósitos de cobre do mundo, contendo 30% das reservas de cobre do Chile. A equipe Schmersal foi até o local e desenvolveu um projeto personalizado para esta aplicação, como conta Karla: “mesmo em uma aplicação extremamente complexa é possível trabalhar com os produtos da família Confiance. Nossa equipe de engenharia estudou cada detalhe da aplicação e com isso, foi possível produzir um comando dedicado para esta aplicação e com todas as características únicas que este projeto exigiu”, explica.

Além de desenvolver o produto adequado à aplicação, o consultor técnico Carlos Mafra acompanhou a empresa mantenedora do elevador no startup do equipamento e vivenciou todas as particularidades da aplicação, incluindo o dia a dia deste segmento. “É incrível pensar que essa tecnologia vai locomover seres humanos metros acima e abaixo do solo, e quanto isso exige o produto adequado e que atenda todos os requisitos de segurança que a aplicação exige”, comenta.

“Para nós, não importa o desafio: se o elevador está em um prédio de três andares, em um ponto turístico ou em uma mineradora. Hoje, temos comandos instalados em milhares de locais espalhados pelo mundo: no Estádio Governador Plácido Castelo, também conhecido como Castelão, em Fortaleza-CE; no Aeroporto de Frankfurt, o maior aeroporto de carga do mundo e um dos mais movimentados da Europa, nas estações de metrô em Santiago no Chile, no prédio da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, nos prédios da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)”, diz.

Segurança é importante para você? O que você leva em consideração ao pesquisar por um automóvel para comprar? Apesar do valor ser um ponto, a segurança, a economia e o conforto são os fatores essenciais e decisivos para essa escolha. Afinal, o bem-estar da sua família importa! E por que não olhar para os elevadores da mesma forma em que se olha para um carro na hora de adquiri-lo? O meio de transporte mais seguro do mundo, também precisa de cuidados especiais e requer prioridade na hora de investir.

A questão é que o crescente número de acidentes ocorridos em elevadores, vem se apresentando como fator alarmante no âmbito da segurança no transporte. O corpo de bombeiros de São Paulo apontou que os registros de pessoas presas ou feridas neste meio aumentaram 70% de 2021 para 2022, um acréscimo de 17 ocorrências graves de um ano para outro.

Para Karla Parra, Coordenadora de Produtos para Elevadores da Schmersal, diversos fatores explicam esse cenário: a falta de manutenção adequada e de modernização são as principais delas. “Não se pode pensar em economizar na segurança quando o assunto é transporte. Além de prevenir problemas, a manutenção preventiva e a modernização do elevador aperfeiçoam o desempenho, aumentam o conforto e a segurança dos usuários, e ainda trazem significativa economia no consumo de energia e nas trocas de peças”, afirma.

A ABNT prevê algumas normas para elevadores, uma delas é a ABNT NBR 16858-7, que estabelece regras de segurança para a construção e instalação de equipamentos existentes, destacando que as edificações não podem estar desatualizadas em relação às tecnologias; a outra é a ABNT NBR 16083:2012, que preconiza as regras de manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.

Segundo a especialista, com a redução do consumo de energia e a diminuição de custos com manutenções corretivas, o payback de uma modernização ocorre em um breve intervalo, dependendo da condição do equipamento antigo. “É importante ressaltar que há diversos componentes mecânicos e eletromecânicos que a maioria dos usuários nem imagina a existência, mas que são fundamentais para a operação segura do elevador. De um modo geral, todas as partes podem ser modernizadas, acompanhando as mudanças tecnológicas que surgem com muita rapidez no dia a dia, entre elas: o painel eletrônico, displays, linha de segurança e fiações, cabine (retrofit estético), portas de cabine, cabos de aço, motor redutor, botoeiras, iluminação e itens de acessibilidade”, cita.

Além disso, é preciso sempre avaliar alguns aspectos que dão sinais de que o elevador necessita de atenção, como paradas inesperadas, peças com defeitos, panes, barulhos ou qualquer outro problema técnico que interfira no desempenho do equipamento. “Listamos apenas algumas situações em que é necessário ligar o sinal de alerta, mas existem as normas atualizadas e citadas acima, que preveem mais atenção e segurança do equipamento. Aliás, um elevador modernizado e atual, valoriza o imóvel”, comenta.

É possível afirmar que 9 em cada 10 elevadores no Brasil têm pelo menos um componente Schmersal. Todos os produtos para elevadores são desenvolvidos de acordo com normativas internacionais que resultam em segurança, durabilidade, confiabilidade e tecnologia de ponta, mesmo em condições de aplicação onde exigem o máximo dos componentes. “Pensar em cada detalhe faz parte do nosso DNA, isso porque consideramos processos fabris que garantam a vida útil do equipamento; as nossas placas eletrônicas são produzidas seguindo os protocolos determinados em norma de distâncias de trilhas; desenvolvidas e fabricadas em nossa planta, elas passam por rigorosos processos para garantir maior durabilidade e resistência contra ação de maresia, e todos os componentes utilizados no painel são dimensionados para gerar a melhor performance para o elevador sem sobrecarregar o sistema”, assegura.

Desde o desenvolvimento do produto até a etapa produtiva, a empresa gera facilidade e agilidade na modernização. “Sabemos que a modernização não é algo simples, e qualquer dificuldade encontrada pela equipe técnica pode causar atrasos de entrega e insatisfação do cliente final. Dessa forma, planejamos tornar os produtos da família Confiance, linha de painel de comando para elevadores da Schmersal, intuitivos: utilizamos o sistema de poka yoke para mitigar ligações erradas e parametrizamos o comando em fábrica com os dados de cada obra, ou seja, de cada elevador. Vale destacar que cada comando produzido pela Schmersal tem suas características parametrizadas de acordo com as particularidades das obras, como o número de pavimentos, velocidade do elevador, se ele trabalha em grupo ou sozinho, etc.”, explica.

Para mais, todos os comandos são testados em uma jiga de testes que simula toda a operação do elevador, e o melhor que estes testes são realizados seguindo o especificador preenchido pelo cliente com os dados de obra. Assim, é realizado um duplo check para garantir que tudo foi montado corretamente. Segundo Karla, agilizando este processo, o técnico em campo precisa apenas fazer pequenos ajustes para regular o conforto e a precisão do elevador. Além disso, pode contar com auxílio gratuito do suporte técnico pelo canal 0800, no qual a equipe altamente qualificada e com experiência e vivência em campo, irá orientá-lo para deixar o equipamento com a melhor performance e precisão.

Outro aspecto valioso da manutenção e modernização dos elevadores é a capacitação profissional. “Ciente disso, a Schmersal fundou a Academia Schmersal, criada para capacitar profissionais do ramo industrial e de elevadores. Os encontros são gratuitos e promovidos mensalmente para aperfeiçoar técnicos, fabricantes e empresas de manutenção e conservação de elevadores. Nesses treinamentos, além do conhecimento técnico, nós buscamos conscientizar sobre a importância do correto funcionamento do elevador, reforçando os procedimentos de segurança”, ressalta.

Certificação

A Schmersal conta com o Certificado TUV, o único Comando do mercado nacional que possui essa certificação internacional relacionada à placa interna PROTE, um sistema de monitoramento da segurança do elevador; o Sistema de qualidade FNQ em padrão mundial, com certificação nas normas ISO 9001, que atesta o padrão de qualidade da sua empresa, e 14001, que especifica os requisitos para que uma organização identifique e compreenda de forma proativa os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços, e os impactos ambientais associados. Um elevador seguro tem produtos Schmersal.

Links

Colunas de contexto