Você está aqui

Conteúdo

Marcenaria

A madeira é um material natural popular, tanto em carpintaria como em arquitetura. Os métodos de processamento "da floresta até a mobília" são variados. Isso inclui o descascamento e a serragem, assim como diversos tratamentos de superfície, montagem de mobília e métodos de produção de aglomerados. A maioria desses métodos e processos tem uma característica comum. Eles representam riscos e perigos para os operadores.

Nos tempos antigos, serralherias eram um sinônimo de locais de alto risco de ferimentos. Essa situação vem mudando - não como resultado de regulamentações rígidas relativas à segurança das máquinas e ao alto nível de automação, no entanto.

Alta disponibilidade

As máquinas de processamento e trabalho em madeira geralmente funcionam sem parar em um ciclo de 24 horas por dia, todos os dias. Interrupções são, portanto, muito indesejadas. Os dispositivos de comutação de segurança da Schmersal são orientados para essas condições. Eles se caracterizam por sua longevidade, mesmo em condições operacionais difíceis semelhantes àquelas que se encontram predominantemente em serralherias e unidades de estilhaçamento. Eles foram projetados e desenvolvidos com o objetivo de minimizar ou até mesmo evitar interrupções no processo de produção.

Um exemplo: os sensores de segurança, chaves e solenoides de segurança equipados com a tecnologia CSS patenteada pela Schmersal detectam o menor desalinhamento da porta de proteção e transmitem uma mensagem correspondente ao controle ou à tela mestre. O usuário pode, então, realinhar a porta de proteção antes de ela ficar desalinhada de tal modo que, por exemplo, o sensor de segurança não responda mais ao atuador, prevenindo assim a inicialização da máquina.

Vida útil longa, mesmo em condições de trabalho pesado

Várias séries de dispositivos de comutação da Schmersal são verdadeiros especialistas nas condições de trabalho pesado que prevalecem nos setores de processamento e trabalho com madeira. Essas séries incluem, por exemplo, tapetes de segurança, interruptores de posição robustos e interruptores de emergência de acionamento por cabo, que permitem uma ativação muito rápida da função de parada de emergência em unidades transportadores e grandes máquinas de processamento de madeira. Os tapetes de segurança da série SMS são geralmente usados para proteger as áreas. As tampas dos interruptores de segurança da série SL 300 da Schmersal são proteções de segurança táteis, que foram desenvolvidas originalmente para um cliente ativo no setor de florestas e, posteriormente, incluídas no programa de produtos completo.

Poluição por lascas e pó de madeira eliminada

Poluição por lascas e pó de madeira eliminada

Sempre que puder ser evitado que a função do dispositivo de comutação seja afetada por lascas e pó de madeira, sensores de segurança sem contato, nos quais a chave e o atuador têm superfícies lisas, ou proteções de segurança optoeletrônicas são usadas.

A informação garante a transparência

A informação garante a transparência

Em unidades complexas, a comunicação entre os componentes individuais é altamente importante. O Grupo Schmersal, portanto, oferece um gateway de diagnóstico, por exemplo, para a série CSS, para a transmissão de informações de diagnóstico não relacionadas à segurança por meio dos protocolos de barramento padrão. Isso oferece disponibilidade maior e solução de problemas mais rápida no caso de falhas.

O uso da norma "Segurança de Interface AS at Work" também é útil para a transmissão de sinais relacionados à segurança. Aqui, o usuário é beneficiado pelos esforços e despesas de instalação consideravelmente reduzidos e bem como pelo aumento de possibilidades de diagnóstico, recursos que são admirados na construção de maquinas de processamento de madeira. O Grupo Schmersal, portanto, oferece um programa amplo de dispositivos de comutação de segurança com segurança de interface AS-i integrada.

Proteção contra a explosão de pós

Ao ser misturada a um determinado volume de ar, o pó de madeira se torna explosivo. O Grupo Schmersal oferece um  programa amplo de dispositivos de comutação  à prova de explosão para segurança de automação e maquinaria testado e certificado para as Diretivas ATEX e IECEx. Esses dispositivos de comutação fornecem dupla segurança. Eles garantem a segurança da máquina, por um lado, e, por outro, não podem se tornar uma fonte de ignição.

Serviços

A segurança das máquinas é um tema complexo. O Grupo Schmersal oferece aos seus clientes amplo suporte para a implementação de normas e diretrizes em maquinaria e unidades de alta produção. O portfólio de serviço inclui, entre outras coisas, seminários no centro de treinamento técnico de Wuppertal, bem como consultoria individual para os construtores de máquinas e engenheiros de segurança por meio de Consultores de Segurança certificados em mais de 20 países.

Colunas de contexto