Você está aqui

Conteúdo

Máquina de embalagem: preenchimento, embalagem e colocação em paletes com segurança

O Grupo Schmersal é líder mundial em sistemas de segurança para pessoas, maquinas e processos produtivos oferecendo mais de 25.000 dispositivos e sistemas de segurança, componentes de elevadores e automação industrial. Temos um know-how de 70 anos em segurança industrial em diversos segmentos de mercado.

Somos referência e estamos na vanguarda em oferecer soluções e serviços em implantação de sistemas de segurança customizados e específicos para todos os tipos de indústria, através de consultorias em levantamento e avaliação de riscos, treinamentos, engenharia de aplicação e projetos de segurança para adequar sua planta indústria na NR12.

Alto desempenho, alto ritmo

Um setor tradicional, no qual o Grupo Schmersal se concentra, é o de construção de maquinaria de embalagens. Nesse setor, as maquinas e as unidades são geralmente operadas em um ritmo rápido e com curtos tempos de ciclo. Elas são frequentemente integradas em toda a produção e/ou também nas linhas de embalagem. Isso tem grandes consequências na seleção e no design dos sistemas de segurança:

  • As proteções de segurança não devem interromper os ciclos de produção nem afetar a produtividade das unidades.
  • Elas devem funcionar com a maior confiabilidade.

Maior disponibilidade

Maior disponibilidade

Os dispositivos de comutação de segurança do Grupo Schmersal se caracterizam pela vida útil estendida mesmo sob condições desfavoráveis e quando em operação 24 horas por dia, todos os dias. Muitas séries, especialmente aquelas que são preferivelmente utilizadas no setor de maquinaria de embalagens, são projetadas de modo que qualquer interrupção da máquina seja evitada sempre que possível.

Um exemplo: os sensores de segurança, chaves e solenoides de segurança equipados com a tecnologia CSS patenteada pela Schmersal detectam o menor desalinhamento da porta de proteção e transmite uma mensagem correspondente ao controle ou à tela mestre. O usuário pode, então, realinhar a porta de proteção antes de ela ficar desalinhada de tal modo que, por exemplo, o sensor de segurança não responda mais ao atuador, prevenindo assim a inicialização da máquina.

Resolução rápida de problemas

A maquinas de embalagem realiza ciclos de processo altamente complexos, em parte, com materiais altamente filigranados. Alguns tipos de máquina, portanto, tendem a apresentar falhas com maior frequência que outras, nas quais o processo é mais estável devido aos materiais aplicados e ao ciclo de trabalho.

As soluções de segurança da Schmersal podem ser configuradas para garantir uma eliminação rápida e segura, por exemplo, de materiais presos. A proteção contra a adulteração, deste modo, também executa uma função importante.

Novo desenvolvimento para máquinas vibratórias

Na engenharia de embalagens, frequentemente são utilizados dispositivos de travamento de segurança para evitar que o pessoal interrompa o processo ao abrir uma porta de proteção durante o funcionamento da máquina. A fim de facilitar a inserção do atuador, as chaves de segurança muitas vezes têm uma função mais ou menos importante na abertura da inserção. A desvantagem é que podem ocorrer ruídos incômodos de trepidação das portas no caso de vibração na máquina. Para esse problema muito específico, a Schmersal desenvolveu uma solução inovadora: o dispositivo de travamento sem contato físico MZM 100. Ele gera força de retenção de modo puramente magnético, compatível com o padrão de 500 N – fim da trepidação!

Troca de experiências no Centro de Excelência em Embalagens

Troca de experiências no Centro de Excelência em Embalagens

O Grupo Schmersal entrou em contato com fabricantes de maquinas de processamento de alimentos para trocar experiências para poder garantir o mais alto nível de experiência prática durante o desenvolvimento dos novos dispositivos de comutação e durante as consultas individuais.

A Schmersal também é membro do "Centro de Excelência em Embalagens" (Packaging Excellence Center, ou PEC). Este Centro de Competência para as tecnologias de embalagem e automação une-se às empresas alemãs líderes na construção de maquinas de embalagem.

Site do PEC

Higiene

Durante a embalagem de produtos alimentícios e farmacêuticos, requisitos especiais de higiene também devem ser observados. Para as zonas higiênicas diversas (zona seca, zona de respingo, zona úmida e zona agressiva), a Schmersal oferece soluções que atendem ao "Design higiênico". Essas soluções também incluem sensores de segurança que podem ser limpos suavemente devido às superfícies suaves do sensor e do atuador e que, além disso, fornecem uma montagem oculta. Dependendo dos requisitos da aplicação, os dispositivos de comutação de segurança são aprovados de acordo e certificados conforme as normas de tecnologia de produção de alimentos (Ecolab, 3A Sanitary, FDA, etc.).

Mais informações e soluções

Proteção contra a explosão de pós

Ao preencher e embalar pós orgânicos, as regulamentações relativas à proteção contra a explosão de pós devem ser observadas. Isso se aplica a alimentos em forma de pó, produtos farmacêuticos e alimentos para animais. O Grupo Schmersal oferece um programa amplo de dispositivos de comutação de automação e segurança em máquinas, os quais são testados e certificados pelo INMETRO.

Catálogo sobre proteção contra explosão

Catálogo do produto On-line

Assistência técnica e serviços

Assistência técnica e serviços

A segurança de máquinas é um tema complexo. O Grupo Schmersal oferece aos seus clientes um suporte completo na implementação de normas e diretrizes em máquinas e equipamentos práticos e altamente produtivos.

Fazem parte do portfólio de serviços, por exemplo, seminários no centro de treinamento espaçoso tec.nicum, como também a consultoria individual por projetistas e engenheiros de segurança em mais de 20 países, com os Consultores em segurança certificados.

Veja mais sobre os serviços